Tipos de queijo e vinho - Provolone



O provolone é um dos mais famosos e saborosos queijos que temos no mercado. Grande parte do seu sucesso é o fato de este queijo ser defumado, com este método o queijo tem uma conservação maior do que os outros queijos 

Com o provolone, um queijo semiduro, e de longa duração, o processo de defumação além de acentuar o sabor, ainda faz com que ele dure quase o dobro de sua vida, mesmo fora da geladeira. No processo de defumação, vários dos microorganismos que são utilizados na fazedura do provolone são eliminados após sua utilidade, que era fazer o queijo.

Características

É característico pela sua pasta filada. O leite e o coalho são batidos com uma espécie de lâminas que faz com que a pasta resulte em forma de inúmeros fios. É um queijo compacto e duro, de cor amarelada e aroma agradável. Costuma ser comercializado em forma de cilindro. Tem longa duração, Por volta de um ano.

Formato: forma de bastão (cilíndrico alongado);

Sabor: levemente picante ao picante com forte aroma;

Peso: varia de acordo com a forma;

Massa: semi-cozida ou cozida fermentada, filada e salgada;

Aspecto:
crosta firme e uniforme, lisa com consistência dura e textura fechada (aspecto interno uniforme), cor amarelo-pardo ao escuro, dependendo do tratamento que se emprega na casca.

Quanto mais duro for o queijo (parmesão, por exemplo), mais tânico pode ser o vinho. As uvas são suficientemente robustas para não perder a estrutura.

Dica de vinho: tinto de uva Syrah

Saudações vínicas!

Comentários

Postagens mais visitadas