Top 10 ranking de revistas de vinhos


Fonte: http://clubedevinhos.com/artigos/top-10-revistas-vinho-mundo

Para além dos estudiosos e enólogos que aumentam a cada dia, são também cada vez mais os amantes “amadores” do vinho, esta bebida rica em sabores e em história, pelo que as revistas que abordam o tema proliferam também em todos os países do mundo – sobretudo naqueles em que o consumo de vinho tem maior peso. Se é um amante deste néctar dos deuses, fique a conhecer algumas das melhores revistas de vinho do mundo, que o podem inspirar e informar sobre tudo o que se relaciona com a temática.


1. Quarterly Review of Wines

Criada em 1977, nos Estados Unidos da América, esta publicação é editada trimestralmente, sendo uma das mais importantes e influentes revistas de vinhos do mundo – tendo sido inclusive, num estudo recentemente realizado, eleita como uma das três mais importantes revistas do sector. Para a sua edição contribuem especialistas de renome internacional que abordam, para além do vinho, temas relacionados com a alimentação e as viagens.




2. Wine Spectator

Dedicada ao vinho desde 1976, esta revista americana que sai 15 vezes ao ano, é a que apresenta maior tiragem e distribuição, com uma circulação média de 2,2 milhões de exemplares. Aborda temas tão distintos quanto as regiões vinícolas, a degustação de vinhos, viagens e restaurantes, para além de elaborar anualmente um ranking dos 100 melhores vinhos e variedades testadas pelos organizadores a cada ano.






3. Revista de Vinhos


Desde 1993 que, todos os meses, a Revista de Vinhos se tem vindo a destacar em Portugal, e não só, como uma publicação premium no que a vinhos e gastronomia diz respeito. Com um plano editorial assente nas provas de vinhos, visitas a produtores e regiões vínicas nacionais e estrangeiras, entrevistas com personalidades desta área, artigos de opinião sobre vinho e gastronomia, a revista publica ainda diversas edições especiais todos os anos.






4. Wine Enthusiast Magazine


A revista Wine Enthusiast foi fundada em 1988, com o objetivo de informar mensalmente os consumidores de vinho acerca de regiões vinícolas, degustação, bebidas espirituosas, restaurantes e viagens – tendo sido considerada uma das mais importantes revistas do mundo dedicada exclusivamente ao vinho e às bebidas espirituosas.







5. Decanter


Criada em 1975, a Decanter é a principal revista de vinhos no Reino Unido. Publicada mensalmente, focaliza a sua abordagem no vinho e nas vinhas, e lista regularmente os vinhos mais recomendados, após criteriosas provas de seleção. Lida em mais de 90 países, esta publicação recomenda mais de 4.000 vinhos por ano.







6. Wine & Spirits

Com sete exemplares por ano e cerca de 200.000 leitores por edição, esta revista foi criada em 1982, nos Estados Unidos da América, e aposta na educação das pessoas sobre o vinho. Ao mesmo tempo, relaciona e escolhe os alimentos mais apropriados para cada tipo de vinho, através de uma informação prática e interessante.





7. Revista Wine

A Revista Wine é “a essência do vinho” entre páginas onde, todos os meses, uma nova edição delicia os apreciadores do néctar dos deuses com notícias, reportagens, entrevistas e notas de prova, entre outras informações úteis. Com uma imagem refrescante e um design apelativo, desde a sua estreia em 2007 que a publicação tem ganho em projeção e fãs, intitulando-se atualmente como “uma publicação de referência em Portugal, especializada em vinhos, gastronomia e enoturismo”.






8. Wines & Vines


A revista Wines & Vines, fundada em 1919 nos Estados Unidos da América, oferece uma vasta coleção de temas, sempre relacionados com o vinho, sendo considerada para muitos como a "bíblia" da indústria do vinho e da uva. Inclui listas detalhadas de adegas, produtores, distribuidores e fornecedores, numa verdadeira viagem ao mundo do vinho





9. Winetaste


A Winetaste foi fundada em 1978 e é a revista bimestral de vinhos independente líder na Austrália e Nova Zelândia. Aborda informações sobre vinho, comida e o ambiente local das regiões dedicadas à produção e dinamização vinícola, apresentando uma base de circulação nacional de 25.000 exemplares, com um público estimado de mais de 100.000 leitores.





10. Revista Adega


A maior revista de vinho do Brasil – Adega – apresenta o mundo do vinho desde 2005, abordando as suas mais diversas vertentes: histórica, cultural, turística, gastronómica e social. Através de entrevistas com grandes personalidades do mundo vinícola, avaliações independentes de centenas de vinhos, os melhores restaurantes para saborear um bom vinho e como combiná-lo com o melhor da gastronomia, vive-se o lifestyle do vinho, em formato papel…

Postagens mais visitadas