Tipos de queijos com vinho - Parmesão


O Queijo Parmesão

Com origem Italiana da cidade de Parma, o primeiro queijo parmesão criado foi o “parmegiano reggiano”, ainda na idade média por monges beneditinos. Classifica-se como um queijo semi-gordo, de pasta dura, e com textura granulosa.

O leite utilizado para a fabricação do parmesão é o leite cru de vacas que comem apenas alimentos naturais. O termo “leite cru”, significa que o leite não passou por um processo de pasteurização, ou seja, não foi aquecido e sofreu quaisquer alterações.

Queijo firme de massa cozida prensada, em forma de cilindro grande. Sua maturação pode levar de 2 a 3 anos ou mais. A textura é granulosa e o aroma delicado. Os queijos mais velhos e duros são bons para ralar, enquanto o parmesão mais novo é um excelente queijo de mesa. Por possuir um sabor forte e peculiar pode alterar o sabor do vinho, tornando-o amargo.

Queijo e vinho

Seu sabor intenso e salgado precisa de um vinho com bastante tanino e com aromas e sabores que se aproximem do queijo. Nada melhor neste caso que vinhos produzidos com as uvas Cabernet Sauvignon ou Shiraz.

Saudações vínicas!

Comentários

Postagens mais visitadas