Tipos de queijo com vinho - Queijo Minas frescal



Considerado o melhor queijo a se consumir pensando em benefícios à saúde o protagonista de hoje é o brasileiríssimo Queijo Minas.

Queijo minas frescal, ou simplesmente queijo minas, é um queijo brasileiro e segundo o regulamento técnico do Mercosul de identidade e qualidade:"entende-se por queijo minas frescal o queijo fresco obtido por coagulação enzimática do leite com coalho e/ou outras enzimas coagulantes apropriadas, complementada ou não com ação de bactérias lácticas específicas. Atualmente é elaborado em todo país, com inúmeras "maneiras" e tecnologias próprias.

Características

Formato: cilíndrico

Sabor: levemente ácido e salgado

Peso: 250 gramas a 3 quilos

Massa: crua (denomina-se massa crua a massa cujo o aquecimento não ultrapassa a temperatura de 38ºC).

Indicação de tipos de vinho

Assim como a mussarela, ricota e cottage, o Minas Frescal pede um vinho branco leve, refrescante e frutado como aqueles produzidos com a uva Sauvignon Blanc. Os vinhos dessa variedade têm aromas de frutas cítricas e tropicais, algumas vezes até de vegetais e grama. Boa combinação a todos.

Saudações vínicas!

Comentários

  1. Como é habitual em Portugal combinamos queijo com vinho do Porto, quer como aperitivo, ou como snack. Nunca provei queijo minas mas pela descrição talvez acompanhasse bem com um Porto Branco.
    Combinação a experimentar!

    avidasecretadosvinhos.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas