Tipos de queijo com vinho - Queijo Minas frescal
Considerado o melhor queijo a se consumir pensando em benefícios à saúde o protagonista de hoje é o brasileiríssimo Queijo Minas.
Queijo minas frescal, ou simplesmente queijo minas, é um queijo brasileiro e segundo o regulamento técnico do Mercosul de identidade e qualidade:"entende-se por queijo minas frescal o queijo fresco obtido por coagulação enzimática do leite com coalho e/ou outras enzimas coagulantes apropriadas, complementada ou não com ação de bactérias lácticas específicas. Atualmente é elaborado em todo país, com inúmeras "maneiras" e tecnologias próprias.
Características
Formato: cilíndrico
Sabor: levemente ácido e salgado
Peso: 250 gramas a 3 quilos
Massa: crua (denomina-se massa crua a massa cujo o aquecimento não ultrapassa a temperatura de 38ºC).
Indicação de tipos de vinho
Assim como a mussarela, ricota e cottage, o Minas Frescal pede um vinho branco leve, refrescante e frutado como aqueles produzidos com a uva Sauvignon Blanc. Os vinhos dessa variedade têm aromas de frutas cítricas e tropicais, algumas vezes até de vegetais e grama. Boa combinação a todos.
Saudações vínicas!
Como é habitual em Portugal combinamos queijo com vinho do Porto, quer como aperitivo, ou como snack. Nunca provei queijo minas mas pela descrição talvez acompanhasse bem com um Porto Branco.
ResponderExcluirCombinação a experimentar!
avidasecretadosvinhos.blogspot.pt