Regiões dos vinhos Italianos - Veneto



Veneto é uma região do nordeste da Itália com 18.391 km² de superfície e 4,9 milhões de habitantes, sendo a quinta região mais povoada do país.



O Veneto é formado pelas províncias de Veneza (capital), Belluno (porta de entrada para a cadeia de montanhas de Dolomitas), Padova (reconhecida pela Basílica de Santo Antonio), Rovigo (famosa pelo Delta do Pó), Treviso (local das colinas do Prosecco), Verona (palco da Arena de Verona e de Romeu e Julieta) e Vicenza (onde uma das maiores atrações é o Teatro Olímpico).



A região recebe cerca de 15 milhões de visitantes por ano e o turismo fatura cerca de 15 bilhões de euros anuais, sendo uma das regiões mais procuradas para o Turismo Europeu e mundial.

As cidades são baseadas em paisagens históricas de apaixonar qualquer visitante, sendo muito utilizadas para cenários de filmes românticos e até de ação como no caso de James Bond.

Cercada por lagos, praias e paisagens de cartão postal, conta com inúmeros hotéis e resorts em sua maioria bem luxuosos

A gastronomia da região remete aos produtos típicos e às receitas tradicionais com um toque de modernidade. Vale ressaltar o acompanhamento de muitos vinhos excelentes, entre eles, dois dos mais conhecidos do mundo: o Prosecco e o Amarone.


Sobre os vinhos

Prosecco (espumante)

O vinho espumante mais famoso da Itália é cultivado na maioria das vezes em Veneto ao redor da região de Valdobbiadene. Mantenha seus olhos abertos e atentos para vinhos rotulaods com as sub-regiões de Colli Asolani e Valdobbiadene Conegliano ou Prosecco Superiore.

Garganega (branco)

Uma uva encontrada muitas vezes ao redor de Soave e Gambellara (e rotulada como tal citada). Esses vinhos são secos e magros com notas de limão preservadas, melão e um toque de amêndoas verdes no final.

Corvina (Tinto) 

Corvina é a mais importante da mistura de três uvas (Corvina, Rondinella, and Molinara) utilizadas em Valpolicella e Bardolino. Esses vinhos oferecem um toque acido de cereja vermelha, canela e sabores de grão de pimenta verde. Um grande vinho à se provar é o Valpolicella Superiore Ripasso.

Merlot (Tinto)

Merlot é plantada por quase toda a Itália e tem uma larga presença em Veneto onde vinhos oferecem aroma da fruta cereja vermelha em um dos estilos mais elegantes. Há inúmeras regiões que utilizam Merlot em Veneto (uma das uvas mais plantadas) incluindo Colli Euganei, Colli Berici, Breganze e Vicenza.

Saudações vínicas!

Comentários

Postagens mais visitadas