Aromas de vinho - Baunilha


Baunilha

Presente em muitas sobremesas e doces a baunilha apresenta um odor suave e de sabor viciante (o que dirá os milk-shakes). A baunilha provém de uma planta que gera uma linda flor branco-amarelada e nos cede um dos perfumes mais utilizados na natureza para fins confeiteiros.

Como é cativante a Baunilha! Esta planta é, sem duvida, um dos mais importantes descobrimentos gastronómicos chegados das Americas ao Velho Continente. Nascida de uma subtil aliança entre as fibras da madeira e o precioso néctar da uva fermentada, odor da baunilha enriquece os vinhos estagiados em pipas de carvalho.

E a madeira criou o Aroma

A Vanilina desenvolve-se sobretudo a partir da parte fibrosa da madeira. Desta maneira, as fabricas de papel - cujo odor não evoca particularmente este aroma – produzem derivados que podem transformar-se no nosso delicioso perfume.

Na madeira de carvalho que se utiliza para formar as aduelas das pipas existe, de forma natural, aVanilina , ao lado de certas notas resinoides. Estes aromas naturais do carvalho – muito acentuados em pipas novas – unem-se a outros, quando o tanoeiro aquece, mais ou menos, a madeira da pipa, com o objectivo de as trabalhar mais comodamente.

Depois desta operação as madeiras queimadas libertam, juntamente com a baunilha certos aromas delicados e muito desejáveis de fumo, de caramelo, de cacau e de café no vinho.

É o mestre da adega que indica qual o grau de torrefacção desejada para as suas barricas.

Quando o vinho passa pela pipa de carvalho novo não é, pois surpreendente que se desenvolva um aroma a baunilha.

Comentários

Postagens mais visitadas