Regiões dos vinhos Italianos - Púglia (Apúlia)
Puglia 204,500 acres / 82,760 hectares
A Apúlia (em italiano Puglia) é uma região da Itália meridional com 4 milhões de habitantes e 19 000 km², cuja capital é Bari. Tem limites a oeste com Molise, Campania e Basilicata, ao sul com o Mar Jônico e a oeste e norte com o Mar Adriático. Desde os tempos do Império Romano a região é denominada Apúlia.
Região de lindas paisagens e com forte apelo agrícola, até os anos 1980, os vinhos se destinavam ao consumo corriqueiro e não tinham personalidade ou qualidade. Hoje, a região se renova para não desaparecer. O ano da transformação foi 2000, quando um grande produtor da Toscana (Antinori) resolveu investir na região. Puglia possui uma área de vinhedos de 190.000 ha, a região é responsável por 17% da produção de vinho italiano.
As principais castas são tintas:
Primitivo (Tinto):
Primitivo (Tinto):
Esta casta de vinho tinto explode na boca com morangos vermelhos adocicados, amoras silvestres, couro e aroma defumado. É a mesma uva tipo Zinfandel nos USA e é confortável com churrascos de hambúrgueres.
Negroamaro (Tinto):
Uma profunda e escura uva vermelha com mais ameixas e notas de hervas como sálvia desidratada e orégano.
Há uma mistura de Negroamaro com Malvasia Nera que juntas proporcionam um rico e balanceado vinho tinto chamado Salice Salentino DOC.
DOC
Existem apenas 25 vinícolas que podem exibir o selo de Denominazione di Origine Controllata (DOC), e 52% dos vinhos produzidos na Puglia recebem esse selo, demonstrando o enorme potencial que a região possui para elaborar excelentes vinhos.
Turismo
Longe do turismo de massa e considerada uma viagem barata para os padrões Europeus é um dos paraísos gastronômicos da Itália. Com belas paisagens e águas cristalinas, pela região você encontrará um destino rústico, simples e democrático. No calcanhar da bota você observará vestígios das civilizações grega e romana o que torna o passeio romântico e cultural ao mesmo tempo.
Saudações vínicas!
Comentários
Postar um comentário