Dicas - Como harmonizar vinhos e queijos



Harmonizar queijos e vinhos

Algumas dicas são essenciais para parear ou harmonizar vinhos e queijos, veja abaixo como proceder em relação a esta deliciosa harmonização.

Se você ja conhece o vinho

Passo 1 - combinação caseira

Quando combinar vinhos e queijos você não pode deixar de lado a premissa -  queijos da casa/vinhos da casa. Queijo francês com vinho francês, queijo alemão e vinho alemão e etc. Este será o seu ponto de partida e é autoexplicativo, um passo essencial.

Passo 2 - combinação de contraste

Queijos duros com vinhos suaves, queijos macios com vinhos encorpados. Se você tem um vinho encorpado na sua frente então procure um queijo mais tímido ou vice-versa. Esse também é um bom começo para a harmonização queijo/vinho. Para uma harmonização perfeita você precisa conhecer o perfil de sabor do seu vinho e então casar com o perfil de sabor do queijo. Isso será um teste de tentativa e erro, não será tão ruim assim(rs).

Dicas para Cheddars

Queijo Cheddar para qualquer vinho

Comté (Compte) extra - Um queijo semi-macio proveniente de leite de vaca. Este é o tipo de queijo cheddar mais comum e possivelmente uma boa aposta. Ele é relativamente duro e ainda sim flexivel, é atraente a todos os amantes de queijo. É forte e levemente adocicado. Fará parceria confortavelmente com qualquer vinho entretanto, se mostrará melhor com tintos suaves e brancos cremosos.

Abbaye de Belloc - Um queijo semi-macio proveniente de leite de ovelha. Fabricados por Monges Beneditinos da Abadia de Notre-Dame de Belloc (França). É um queijo agradável, denso, um queijo gordo com sabor caramelizado complexo. Um par perfeito para vinhos suaves. Pode trabalhar com suaves/médios encorpados mas é mais dentro do espectro de vinhos brancos. Uma escolha ideal se você suspeitar que bebedores de cerveja e amantes de champagne estejam presentes.

Colombier - Um queijo Francês cremosos produzido com leite de cabra. Se você suspeitar que vinhos fortes e robustos, refeições amigáveis e ingredientes ricos procuram um queijo, este será o seu escolhido.

Texto original: Wine Folly 
Saudações vínicas!

Comentários

Postagens mais visitadas