Dicas - Como harmonizar vinhos e queijos
Harmonizar queijos e vinhos
Algumas dicas são essenciais para parear ou harmonizar vinhos e queijos, veja abaixo como proceder em relação a esta deliciosa harmonização.
Se você ja conhece o vinho
Passo 1 - combinação caseira
Quando combinar vinhos e queijos você não pode deixar de lado a premissa - queijos da casa/vinhos da casa. Queijo francês com vinho francês, queijo alemão e vinho alemão e etc. Este será o seu ponto de partida e é autoexplicativo, um passo essencial.
Passo 2 - combinação de contraste
Queijos duros com vinhos suaves, queijos macios com vinhos encorpados. Se você tem um vinho encorpado na sua frente então procure um queijo mais tímido ou vice-versa. Esse também é um bom começo para a harmonização queijo/vinho. Para uma harmonização perfeita você precisa conhecer o perfil de sabor do seu vinho e então casar com o perfil de sabor do queijo. Isso será um teste de tentativa e erro, não será tão ruim assim(rs).
Dicas para Cheddars
Queijo Cheddar para qualquer vinho
Comté (Compte) extra - Um queijo semi-macio proveniente de leite de vaca. Este é o tipo de queijo cheddar mais comum e possivelmente uma boa aposta. Ele é relativamente duro e ainda sim flexivel, é atraente a todos os amantes de queijo. É forte e levemente adocicado. Fará parceria confortavelmente com qualquer vinho entretanto, se mostrará melhor com tintos suaves e brancos cremosos.
Abbaye de Belloc - Um queijo semi-macio proveniente de leite de ovelha. Fabricados por Monges Beneditinos da Abadia de Notre-Dame de Belloc (França). É um queijo agradável, denso, um queijo gordo com sabor caramelizado complexo. Um par perfeito para vinhos suaves. Pode trabalhar com suaves/médios encorpados mas é mais dentro do espectro de vinhos brancos. Uma escolha ideal se você suspeitar que bebedores de cerveja e amantes de champagne estejam presentes.
Colombier - Um queijo Francês cremosos produzido com leite de cabra. Se você suspeitar que vinhos fortes e robustos, refeições amigáveis e ingredientes ricos procuram um queijo, este será o seu escolhido.
Texto original: Wine Folly
Saudações vínicas!
Comentários
Postar um comentário