As principais castas Portuguesas - Alvarinho


A casta Alvarinho é uma das mais notáveis e nobres castas brancas portuguesas. É uma casta muito antiga, de alta qualidade e de baixa produção que é sobretudo plantada na zona de Monção e Melgaço (região dos Vinhos Verdes).

Pode adquirir duas formas distintas: cacho pequeno, pouco compacto e bagos pequenos e dourados ou cacho médio e de bagos maiores e rústicos que permanecem esverdeados quando maduros.

 Esta casta é responsável pelo sucesso dos primeiros vinhos portugueses "monovarietais" (uma só casta), pois em Portugal os vinhos de lote (mistura de várias castas) são mais comuns. A casta Alvarinho produz vinhos bastante aromáticos e que atingem graduações alcoólicas elevadas conservando uma acidez muito equilibrada.

Este vinho é diferente de todos os outros verdes pelo seu aroma e sabor característicos, mas também pelo corpo cheio, grau alcoólico superior e boa capacidade de envelhecimento.

O vinho Alvarinho é personalizado e distingue-se dos demais pelo seu equilíbrio, de cor citrina, paladar leve e fresco, aroma frutado, cheio de boca e de agradável e persistente pós boca.

A natureza única deste vinho exige que seja bebido fresco, a uma temperatura de 10.º a 12.º, mas deve ser arrefecido lentamente para que conserve o aroma.

Região de maior expansão: Sub-região de Monção.

Sinónimos históricos e regionais: Galego, Galeguinho (Ponte de Lima). Truel (1986) menciona Cainho Branco.

Homónimos: Albarín blanco (Astúrias).

Superfície vitícola atual: Em Portugal, 1.800 ha. Em Espanha, 5.490 ha.

Utilização atual a nível nacional: Em Portugal 1,35%. Em Espanha, crescente.

Tendência de desenvolvimento: Crescente em ambos os países.

Saudações vínicas!

Comentários

Postagens mais visitadas