Aroma de vinho - Trufa


O que são os aromas no vinho?

Os aromas são resultados provenientes da casta utilizada na produção do vinho, tipo de fermentação e 
tempo/local de envelhecimento.

Os aromas tem a sua classificação e a trufa se enquadra na coluna de aromas vegetais terciários (provenientes do envelhecimento), saiba um pouco mais da trufa e sua influência no buquê do vinho.

Trufa

Há muito tempo, acreditava-se que a trufa era o fruto resultante da fecundação desta pelos raios das tempestades de finais de agosto. Quarenta anos mais tarde, todos os mistérios deste ser sombrio, que se desenvolve no seio da terra, estão longe de estar esclarecidos.

O que é?


A trufa ou tartufo, em italiano, é um cogumelo subterrâneo, raro e caro, que pode ser branco ou negro. As trufas brancas são mais raras que as negras. As mais desejadas vêm de Alba, no Piemonte, Itália. Uma iguaria única e aromática, mineral e intensa, que pede vinhos com o mesmo perfil, com boa aromaticidade e intensidade gustativa.

As trufas crescem espontaneamente nos bosques, em solos calcáreos e argilo-calcáreos, entre as raízes dos carvalhos. A colheita ocorre no outono e inverno, dependendo da variedade. Mas há colheitas permitidas entre maio e novembro. Outubro é o grande mês da trufa branca, no Piemonte. Nesse período, pode-se comprar o cogumelo subterrâneo em feiras e lojas de alimentos.

A trufa pode ser utilizada em vários preparos, quentes e frios. Ela pode ser empregada, in natura ou em conserva, sobre ovos, saladas, massas e risotos. A trufa acrescenta a esses preparos aroma e sabor totalmente únicos, difíceis de serem descritos ou comparados com sabores de outros alimentos. É um produto que se adora ou não se gosta, por ser marcante.

Um odor intrigante/ trufa e o Vinho.
O odor da trufa é difícil de catalogar e ainda mais complexo de descrever. Encontra-se entre o vegetal e o animal.

O perfume da trufa encontra-se no bouquet de grandes vinhos de diferentes origens:

Alentejo, Douro, Dão, Ribera del Duero, rioja, Penedés, Priorato, Médoc, Côtes –de-Nuits, Côtes- du-Rhône, Chateauneuf-du-pape, cachors, Etc.

Serão quase sempre vinhos complexos, profundos, um pouco fechados, que se revelam pouco a pouco.

O aroma a trufa manifesta-se, sobretudo, em vinhos já evoluídos. Funde-se muitas vezes num conjunto de perfumes de Húmus, de folhas mortas e de caça.

A maioria dos vinhos que cheiram a trufa acompanharão maravilhosamente pratos de caça e de cogumelos: a perna de veado com cogumelos, o guisado de lebre com fricassé de panados e de míscaros,, saboreados, se possível, próximo de uma Fogueira ou simplesmente, uma Vitela assada com molho de cogumelos, perfumado com trufa macerada em brandy.

Saudações vínicas!

Comentários

Postagens mais visitadas