Aroma de vinho - Morango



Hoje falaremos sobre aquela frutinha vermelha adocicada que envolve nossas sobremesas com cor e sabor de forte lembrança. Do morango criamos cremes, tortas, caldos e também podemos apreciá-los individualmente. Existem muitos tipos de morangos e com variados preços e tamanhos. Confira abaixo como encontra-se o morango na tabela de aromas de vinho.

Morango

O morango rei dos frutos vermelhos, caracteriza alguns vinhos tintos maduros dando também uma nota de alegria a apetitosos rosés, ideais para um dia de verão. Fresco, em compota, ou ácido, o seu aroma nasce de uma gama de castas com toques meridionais e de calor Italiano.

Morangos, perfumes e vinhos

Para o provador, o aroma a morango é representativo da família dos aromas de frutos vermelhos ou de frutos silvestres.

Esta fragrância percebe-se muitas vezes, ou ao mesmo tempo que a da groselha. O perfume do morango apresenta distintas facetas que se encontram em vinhos diferentes, tanto tintos como rosés.

· aroma de morango em compota está mais presente em vinhos tintos maduros:

obtidos a partir das castas, trincadeira, tinta barroca, Aragonês, Merlot, Pinot Noir, Gamay etc.

· provador e apreciador deste aroma poderá encontrar este inconfundível aroma em vinhos fortificados estilo Porto


As notas de morango ácido encontram-se de maneira característica nos vinhos tintos jovens obtidos por maceração carbónica.

As notas mais evocadoras da fruta cultivada, um pouco ácida, encontram-se essencialmente nos vinhos rosés degustados frescos.

Saudações vínicas!

Comentários

Postagens mais visitadas