Wine Senses e CVR Tejo promovem concurso de harmonização para alunos de gastronomia
‘WINE SENSES’ E ‘CVR TEJO’ PROMOVEM O
‘1º CONCURSO DE ENOGASTRONOMIA E HARMONIZAÇÕES COM VINHOS DO TEJO
Alunos de gastronomia da ‘Universidade Metodista’ devem propor harmonizações de pratos com vinhos da região do Tejo. O primeiro colocado ganhará uma viagem enoeducativa a Portugal.
A Wine Senses - centro de formação vínica, localizado em São Paulo - juntamente com a Comissão Vitivinícola do Tejo (CVR TEJO), de Portugal, lançam o ‘1º Concurso de Enogastronomia e Harmonizações com Vinhos do Tejo’, dedicado aos alunos do 3º semestre do ‘Curso de Tecnologia em Gastronomia da ‘Universidade Metodista de São Paulo ’.
Recentemente José Carlos Santanita – à frente da Wine Senses e representante dos vinhos do Tejo no Brasil – esteve na instituição para ministrar uma aula de harmonização e apresentar os vinhos aos alunos, já que os participantes devem harmonizar uma receita de prato salgado com um vinho da região, dentre a gastronomia de sua preferência - Brasileira, Italiana, Portuguesa, Francesa, Espanhola, Árabe, Asiática ou das Américas.“Estamos ansiosos para saber quais harmonizações virão por aí e suas justificativas”, afirma Santanita.
Marcelo Bergamo - professor e coordenador do curso de Gastronomia da Metodista destacou: “os concursos são muito bem vindos, pois estimulam a criatividade dos alunos e fazem com eles procurem informações além da sala de aula. A visita de José Santanita em nossa instituição de ensino possibilitou aos alunos entrarem em contato com produtos de uma região não contemplada nas aulas regulares de enologia; por fim, as premiações oferecidas pela ‘Wine Senses’ e ‘Comissão Vitivinícola do Tejo’ contribuirão enormemente para a vida profissional de nossos futuros chefs".
O primeiro lugar ganhará passagem aérea de ida e volta para Lisboa, além de estada em Portugal por sete dias, com alimentação e ajuda de custa de R$1.000. O segundo e os terceiro colocados ganham o ‘Curso de Harmonização Nivel (I)’ na ‘Wine Senses Brasil’, com duração de 14 horas. “Esta aproximação dos produtores com os futuros chefs e vice-versa é bem valiosa para todos”, resume Santanita.
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