Confira o concurso de Enogastronomia e Harmonizações para alunos da metodista
‘WINE SENSES’ E ‘CVR TEJO’ PROMOVEM O
‘1º CONCURSO DE ENOGASTRONOMIA E HARMONIZAÇÕES COM VINHOS DO TEJO
Alunos de gastronomia da ‘Universidade Metodista’ devem propor harmonizações de pratos com vinhos da região do Tejo. O primeiro colocado ganhará uma viagem enoeducativa a Portugal.
A Wine Senses - centro de formação vínica, localizado em São Paulo - juntamente com a Comissão Vitivinícola do Tejo (CVR TEJO), de Portugal, lançam o ‘1º Concurso de Enogastronomia e Harmonizações com Vinhos do Tejo’, dedicado aos alunos do 3º semestre do ‘Curso de Tecnologia em Gastronomia da ‘Universidade Metodista de São Paulo ’.
Recentemente José Carlos Santanita – à frente da Wine Senses e representante dos vinhos do Tejo no Brasil – esteve na instituição para ministrar uma aula de harmonização e apresentar os vinhos aos alunos, já que os participantes devem harmonizar uma receita de prato salgado com um vinho da região, dentre a gastronomia de sua preferência - Brasileira, Italiana, Portuguesa, Francesa, Espanhola, Árabe, Asiática ou das Américas.“Estamos ansiosos para saber quais harmonizações virão por aí e suas justificativas”, afirma Santanita.
Marcelo Bergamo - professor e coordenador do curso de Gastronomia da Metodista destacou: “os concursos são muito bem vindos, pois estimulam a criatividade dos alunos e fazem com eles procurem informações além da sala de aula. A visita de José Santanita em nossa instituição de ensino possibilitou aos alunos entrarem em contato com produtos de uma região não contemplada nas aulas regulares de enologia; por fim, as premiações oferecidas pela ‘Wine Senses’ e ‘Comissão Vitivinícola do Tejo’ contribuirão enormemente para a vida profissional de nossos futuros chefs".
O primeiro lugar ganhará passagem aérea de ida e volta para Lisboa, além de estada em Portugal por sete dias, com alimentação e ajuda de custa de R$1.000. O segundo e os terceiro colocados ganham o ‘Curso de Harmonização Nivel (I)’ na ‘Wine Senses Brasil’, com duração de 14 horas. “Esta aproximação dos produtores com os futuros chefs e vice-versa é bem valiosa para todos”, resume Santanita.
Tejo – tradição aliada à renovada tecnologia:
- A Comissão Vitivinícola da Região do Tejo (CVR TEJO) é a entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos da região.
- A região dos vinhos do Tejo é composta por um total de 17 mil hectares, que produzem, anualmente, cerca de 630 mil hectolitros.
- Entre 2008 e 2013 a exportação da região cresceu 78%, sendo que em 2013 o desempenho global - ao nível das exportações de Vinhos do Tejo para o mercado internacional (União Europeia e países terceiros) - ultrapassou os 14 milhões de garrafas.
- Os três maiores mercados da região foram, em 2013, Angola, Suécia, China; sendo que os EUA, Polônia e Brasil revelaram-se, nesse ano, os melhores mercados para a região.
- Ainda muitíssimo pouco explorada, a região do Tejo – que corresponde a 10% do território total de Portugal - corresponde à única comunidade vitivinícola baseada em torno do maior rio português, o Tejo, que percorre o País desde seu interior até Lisboa - e que oferece ótimas condições climáticas (clima sub-mediterrâneo) para o cultivo das uvas, tanto nacionais como estrangeiras.
- A região é conhecida pelo blends de castas nacionais portuguesas como Touriga Nacional, Trincadeira, Fernão Pires, Arinto, e variedades internacionais como Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc e Chardonnay, que produzem excelentes brancos, tintos e rosados.
- O Tejo separa três regiões distintas na produção de uvas, ou seja, três terroirs. São eles: Bairro, Campo e Charneca.
Wine Senses Brasil
Rua Rocha, 167 Conjuntos 102 e 103 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tels.: 55 (11) 3253-6693 | 3253-6692 - E-mail: info@caravanadosvinhosdotejo.com.br
Comentários
Postar um comentário