A premiação anual dos Vinhos do Tejo

Gala Vinhos do Tejo 2016 - Cartaxo

Tal como tem sido usual, celebrou-se em Santarém a Gala Vinhos do Tejo 2016, organizada pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo - CVR Tejo.
Durante o jantar foram divulgados e entregues os prémios Empresa Dinamismo, Empresa Excelência e Enólogo do Ano, bem como os prémios do VII Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo e do Tejo Gourmet 2015.
Pela segunda vez consecutiva, o prémio Empresa Excelência foi parar à Adega Cooperativa do Cartaxo, e também pela segunda vez consecutiva, o prémio Enólogo do Ano 2015 coube a Pedro Gil (também da Adega do Cartaxo). Algo está a funcionar muito bem no Cartaxo, que tem recebido também excelentes pontuações nesta revista e em concursos internacionais. O Prémio Empresa Dinamismo foi atribuído à Adega Cooperativa de Benfica (do Ribatejo), que ganha o galardão pela primeira vez.

Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo

Quanto ao Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo, na sétima edição, concorreram 141 néctares e 36 produtores. As provas realizaram-se no Museu Rural e do Vinho do Cartaxo, nos dias 10 e 11 de Fevereiro. O júri atribuiu 34 medalhas de ouro e 14 de prata. Mas os prémios mais cobiçados, as Medalhas de Excelência, foram para os vinhos Casal da Coelheira Private Collection branco 2015 (do produtor Casal da Coelheira, do Tramagal) e ao Conde de Vimioso Reserva tinto 2012 (da Falua).
Na categoria de Melhores Brancos da colheita de 2015, o primeiro classificado foi o Cabeça de Toiro Reserva branco 2015, do produtor Enoport United Wines, seguido pelo Casal da Coelheira Private Collection branco 2015 e pelo Conde de Vimioso 2015. O facto do Cabeça de Toiro não ter tido Excelência nos brancos tem a ver com o facto de este vinho ter recebido a maior pontuação no concurso, na primeira fase (o vinho foi apenas provado por uma das duas mesas de prova). No entanto, uma finalíssima celebrada logo a seguir, com os vinhos mais pontuados e com a totalidade do júri, levou a que o Casal da Coelheira levasse a palma para o Excelência. Esta pontuação não contou, contudo, para o top dos brancos de 2015.
Quanto aos Melhores Rosés da colheita de 2015, o Terra de Lobos 2015, do produtor Casal Branco, ficou em primeiro lugar, seguindo-se o Cabeça de Toiro Reserva 2015 (Enoport United Wines) e @batista´s Colheita Selecionada 2015 (Pitada Verde). 

Tejo Gourmet

Foram também revelados os resultados do Concurso “Tejo Gourmet”, cuja edição 2015 decorreu de 3 a 25 de Outubro, contando com a participação de 41 restaurantes. O concurso continua a desafiar a restauração de todo o país a preparar as melhores receitas harmonizadas com vinhos do Tejo e este ano distinguiu os restaurantes participantes com 20 diplomas de ouro, 18 de prata e 10 condecorações especiais.
As condecorações especiais foram atribuídas a 11 restaurantes devido ao desempenho que apresentaram em critérios específicos considerados pelo júri.
Deste modo, o prémio “Revelação” foi atribuído aos restaurantes Beef & Wines (Funchal) e Dois Petiscos (Santarém). A distinção “Melhor Promoção” foi para o restaurante O Marisco (Albufeira), e o prémio de “Melhor Carta de Vinhos” foi atribuído ao restaurante Veneza (Albufeira).
Os prémios “Melhor Cozinha de Autor”, “Melhor Tradicional” e “Melhor Internacional” foram entregues aos restaurantes Taberna Ó Balcão (Santarém), Copo 3 (Cartaxo) e Calça Perra (Tomar), respectivamente.
Quanto às receitas propriamente ditas, o troféu “Melhor Entrada” foi para o restaurante Taverna do 8 ó 80 (Nazaré), o prémio “Melhor Prato Principal” foi entregue ao restaurante Sala de Corte (Lisboa) e o Café Alentejo (Évora) recebeu o prémio “Melhor Sobremesa”.

O restaurante Chalet Vicente, no Funchal, recebeu este ano o troféu “ O Melhor Restaurante”.

Postagens mais visitadas