A Grande Prova dos vinhos do Tejo está chegando - Conheça mais sobre a CVRTejo



Com a Grande Prova dos Vinhos do Tejo se aproximando, conheça uma das empresas que estão por trás desse que é um dos grandes eventos vínicos Brasileiros de 2016.

CVR Tejo



A única comunidade vitivinícola situada junto a este grande Rio Português (Tejo). A Região Vitivinícola do Tejo possui ótimas condições naturais para o cultivo da vinha e para a produção de vinhos permitindo criar vinhos consistentes e de grande qualidade, com estilos empolgantes e diferenciados, que podem ser apreciados em todas as ocasiões.”

O que é uma Comissão Vitivinícola

A atual União Europeia, onde Portugal se inclui, contém a maior área mundial de cultura da vinha.

Ancestralmente cultivada na Europa, a Vitís Vinífera, vulgarmente designada por videira europeia, ocupa grandes áreas de cultura em todos os países da bacia mediterrânica, estendendo-se para norte até ao paralelo 48.

Tendo como necessidade regulamentar e disciplinar a cultura da vinha e a produção do vinho, a comunidade europeia criou o conceito de denominação de origem e indicação geográfica, defendendo dessa forma a genuinidade e autenticidade dos vinhos produzidos nas várias regiões vitivinícolas.

Em Portugal, tal como em toda a Europa, como forma de controlo de cada região, foram oficialmente criadas as comissões vitivinícolas regionais.

Normalmente conhecidas como CVR's, estas entidades certificadoras, legalmente constituídas pelo decreto-lei nº 212/2004 de 23 de agosto, são associações de direito privado e carácter interprofissional, criadas oficialmente para a defesa do interesse público.

Satisfazendo os requisitos definidos em caderno de encargos aprovado pelo despacho nº 22522/2006 do ministro da agricultura, desenvolvimento rural e pescas, as CVR's são por este reconhecida, adquirindo assim competência, no âmbito da respectiva região, para certificar vinhos, promover, defender e controlar as denominações de origem (DO's) e indicações geográficas (IG's) e exercerem as demais funções que lhe forem legalmente atribuídas.

Por denominação de origem "do", entende-se o nome geográfico de uma região, que serve para designar ou identificar um produto vitivinícola originado de uvas provenientes dessa região e cuja qualidade ou características se devem, essencialmente ou exclusivamente, ao meio geográfico, incluindo os factores naturais e humanos e cuja vinificação e elaboração ocorrem no interior daquela área ou região geográfica delimitada.

Por indicação geográfica "IG", entende-se o nome de um país ou região, ou de uma denominação tradicional, associada a uma origem geográfica, ou não, que serve para designar ou identificar um produto vitivinícola originado de uvas daí provenientes em pelo menos 85%, no caso de região ou de local determinado, cuja reputação, determinada qualidade ou outra característica podem ser atribuídas a essa origem geográfica e cuja vinificação ocorra no interior daquela área ou região geográfica delimitada.

As DO´s e IG´s constituem património colectivo cuja defesa compete às CVR´s e supletivamente ao ministério da agricultura, desenvolvimento rural e pescas.

O reconhecimento das DO´s e IG´s confere legitimidade às CVR´s para impedir a utilização ilícita daquelas designações.

A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, sucede, por alteração da designação social, efectuada por escritura pública de 3 de Fevereiro de 2009, à Comissão Vitivinícola Regional do Ribatejo, entidade certificadora, criada pela portaria 738/2008 de 4 de agosto.

É possuidora de estatutos que satisfazem o decreto-lei que a originou e, de acordo com o despacho nº 22522/2006, foi acreditada pelo IPAC, como entidade certificadora, para a certificação de denominação de origem e indicação geográfica em Janeiro de 2011.

A CVR Tejo está legalmente reconhecida para conferir a certificação aos vinhos com direito a indicação geográfica "Tejo" e a denominação de origem "Do Tejo".

Estas designações foram oficialmente reconhecidas, respectivamente, pelas portarias 445/2009 de 27 de Abril e 140/2010 de 5 de Março.

Todos os vinhos certificados pela CVR Tejo possuem um selo de garantia "Tejo" publicado pelo Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas (Instituto da Vinha e do Vinho) através do aviso nº 9005/2009.

Organização da Comissão



Confira mais no site:
http://www.vinhosdotejo.com/


Postagens mais visitadas