Dois portugueses entre os melhores Alvarinho


Dois vinhos portugueses alcançaram em Estocolmo a distinção máxima no concurso anual Albariños al Mundo, que todos os anos se realiza numa cidade europeia e tem por objectivo a promoção internacional desta casta estratégica da Galiza e Minho. O grau de Gran Alvarinho de Oro foi conquistado pelo Deu La Deu Grande Escolha 2010 (da Adega Cooperativa Regional de Monção), pelo Quinta do Regueiro Primitivo 2014 (Quinta do Regueiro) e pelo espanhol Finca Garabelos 2014 (Notas Frutales Albariño).

Com preços muito idênticos no mercado – os dois portugueses custam 12 euros e o espanhol chega aos 16€ –, há, contudo, uma diferença fundamental: enquanto o Finca Garabelos e o Quinta do Regueiro são produções pequenas (6000 e 7000 garrafas, respectivamente), o Deu La Deu faz 120.000 garrafas por ano.

Para além dos três grandes vencedores, o júri do concurso, composto por sommeliers, jornalistas e especialistas de mercado, decidiu atribuir mais 18 medalhas de Ouro e 8 de Prata. Os representantes portugueses conquistaram sete galardões Ouro (incluindo um para a aguardente Dona Paterna Bagaceira) e dois Prata. Os resultados completos podem ser consultados na Internet (emhttp://www.uec.es/albarinosalmundo/images/default/Premiados_2015.pdf).

O concurso Albariños al Mundo, organizado pela Unión Española de Catadores, cumpriu em 2015 a sua quarta edição. Depois de Londres, Dusseldorf e Bruxelas, foi a vez de Estocolmo, na Suécia, receber o evento. No ano passado, os vinhos portugueses conquistaram um Grande Ouro (Quinta d’Amares 2013), nove Ouro e cinco Prata.

Saudações vínicas!!

Postagens mais visitadas