CVR Alentejana tem novo presidente
Francisco Mateus é o novo presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, substituindo Dora Simões, que cumpriu dois mandatos no cargo mas não se mostrou disponível para continuar. O novo líder da CVR da região que mais vende vinho em Portugal tem 20 anos de experiência no sector e era director de departamento no Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) desde 2007. Foi escolhido após um processo de recrutamento externo levado a cabo pela Egor.
A nota divulgada pela CVR Alentejana revela ainda que a direcção passará a incluir ainda Maria Pica, em representação dos interesses no comércio de vinhos e produtos vínicos, e Hernâni Capucho, em representação dos interesses na produção de uvas.
Com um Bacharelato em Engenharia das Indústrias Agroalimentares (ramo Vinhos) e uma Licenciatura em Gestão, ambos pelo Instituto Politécnico de Santarém, e uma pós-graduação em Direção de Empresas, pela AESE/IESE Business School da Universidade de Navarra, Francisco Mateus iniciou o seu percurso profissional nas áreas do controlo e fiscalização no setor do vinho, em Santarém, e posteriormente na gestão de medidas comunitárias de apoio.
Fez parte da equipa que representou Portugal em Bruxelas na negociação entre estados-membros e Comissão Europeia sobre a reforma da legislação base do setor vitivinícola europeu; preparou e assegurou a gestão operacional dos dois programas de apoio nacional ao setor do vinho para os períodos 2009-2013 e 2014-2018 e pôs em prática em Portugal medidas específicas de apoio, como a Promoção de Vinhos em Países Terceiros. Com ampla experiência nas relações comunitárias, representou Portugal em comités sobre o Vinho junto da Comissão Europeia e Conselho Europeu. Integrou ainda o grupo de trabalho de criação da marca Wines of Portugal, apresentada publicamente em 2010.
O Alentejo contabiliza 263 produtores e 20.800 hectares de vinha, com uma média de produção de 7,6 toneladas por hectare. Os dados divulgados pela AC Nielsen referentes a Junho de 2015 mostram que esta é a região líder no mercado nacional, com uma quota de 46,4 por cento do volume e 45 por cento em valor na categoria dos vinhos engarrafados de qualidade.
Fonte: Revista dos Vinhos