Vinhos da Espanha querem fortalecer presença no mercado brasileiro
Com vinhos do tipo tinto, branco, rosé e espumante, representantes de 12 vinícolas apresentaram nesta quarta-feira em São Paulo rótulos espanhóis que estão no Brasil há cerca de dois anos com a intenção de divulgar o sabor ibérico entre os brasileiros através da Campanha de Vinhos Espanhóis no Brasil.
"Em cifras não é viável identificar o impacto numérico, mas julgando pelo público é possível, é uma maneira de configurar uma imagem do vinho espanhol no Brasil", disse à Agência Efe Antonio Correas, chefe de promoção do Escritório Comercial da Espanha em São Paulo.
De acordo com Correas, nos últimos dez anos, o vinho espanhol teve um crescimento de 30% no Brasil e o país ibérico é o sexto fornecedor de vinho para os brasileiros, um dos dados que mostra "o fortalecimento da marca"
A maior parte das vinícolas presentes era da região de Rioja, uma das mais conhecidas na Espanha pela cultura de vinhos e pioneira no turismo enológico.
Entre as marcas expostas estavam Franco Españolas, Matarromera, Arzuaga Navarro, Finca Valdeguinea e Freixenet, entre outras.
Outra característica que chama a atenção de brasileiros, segundo Correas, é a vantagem do "custo-benefício" que os vinhos espanhóis apresentam, isto é, carregam qualidade e peculiaridades das uvas próprias por um preço que cabe no bolso do brasileiro.
Para Leandro Moraes, importador da marca Sonsierra, uma das degustadas da noite, o vinho espanhol está sendo inserido no gosto do brasileiro especialmente pelos rótulos mais jovens.
"O chamado Crianza, que é um vinho embarricado por 12 meses, é um dos mais consumidos no Brasil atualmente, porque, por estar em barril, o sabor forte da tradicional uva espanhola 'tempranillo' é amaciada, ficando mais fácil agradar todos os públicos", explicou à Efe.
Vinhos encorpados, potentes, de reconhecimento mundial provenientes de bodegas centenárias com conceito agroecológico também estão ganhando espaço no mercado de bebidas importadas brasileiras, como destaca o importador da marca Vega Tolasa, Leonardo da Fonseca.
"Os vinhos espanhóis são bem equilibrados, a acidez é bem equilibrada e por isso temos vinhos que se adaptam muito bem a qualquer paladar, sendo vinhos que você pode consumir no dia a dia ou em ocasiões especiais", destacou Fonseca.
O evento foi realizado no Consulado da Espanha em São Paulo e foi organizado por órgãos de comércio e turismo da Espanha a fim de impulsionar a marca para o próximo ano.
Na ocasião também foi comemorado os dois anos de presença do jornal espanhol "El País" no Brasil, onde mantém uma versão digital.
Fonte: Terra