curiosidades: O vinho de cobra


Eddie Lin provou o primeiro vinho de cobra ha 16 anos atrás, quando um amigo comprou uma garrafa de liquor com um animal dentro de uma loja no centro de Hong Kong.

De acordo com Lin, autor de Cozinha Extrema e fundador de Intenso Jantar Final, um blog culinário dedicado aos pratos mais estranhos do mundo, o liquor provado era explicado como: vinho de arroz com uma proteína final, como um frango de peixe (??!!). Mas sua avaliação mais simplista era que tratava-se de alcool e cobra, mas a bebida muitas vezes incluia ervas e pimentas, tal como ginseng ou qualquer coisa parecida para encrementar no sabor.

A medicina tradicional Chinesa acredita que a cobra tem propriedades revigorantes, tais como o aumento de virilidade, tratamento de doenças como quedas de cabelo, dores nas costas e reumatismos. 

É comum encontrar pratos feitos com cobras por toda a Ásia tais como sopa e assados e é por isso que algumas pessoas tem ido tão longe para beber uma bebida feita de cobra. Cortam a cabeça e derramam seu sangue dentro de um copo (shot) ou misturando seus fluídos corporais - tal como sangue ou a bile - e misturam com álcool.

O preparo mais comum, no entanto, é um colocar uma cobra venenosa inteira - as vezes com a cobra ainda viva, e as vezes até de espécies ameaçadas -  dentro de uma garrafa com vinho de arroz ou outro alcool. O conteúdo é deixado la por muitos meses enquanto o Etanol absorve a essencia da cobra e quebra o seu veneno.


Isso é chamado por eles de vinho de cobra e pode ser encontrado no Sul da Ásia. É muitas vezes vendido em estradas turísticas e shopping centers, normalmente como um tipo de parada-show que tem as cobras como centro das atenções e outras coisas estranahamente assustadoras dentro de garrafas. "Você nunca verá este vinho em um banquete Chinês" diz Lin. 

Embora  a tradição do vinho de cobra exista por séculos na Asia, o negócio está crescendo exponencialmente desde que o Sul da Asia abriu as portas para o Oeste.

Em Agosto de 2015, um video (making of snake wine) do Youtube que mostra uma cobra viva sendo enfiada dentro de uma garrafa com alccol acabou se tornando viral depois que espectadores assistiram chocados os últimos suspiros do animal.

Em um famoso vale de cobras de Taipei (mais conhecido como Huaxi Street Tourist Night Market) os vendedores ambulantes estão sendo conhecidos por cortar uma cobra ao longo de sua barriga e extrair o sangue para dentro de uma garrafa cheia de vinho de arroz ou alcool em frente aos expectadores. Viajantes veem este esfolamento vivo dos répteis como uma cruel reliquia de uma época passada.

E embora extremamente raro, parece que algumas cobras conseguem sobreviver dentro das garrafas cheias por meses - possivelmente utilizando-se da capacidade de hibernação - afundando suas presas em algum azarado que queira mexer com elas. Em 2013 uma mulher Chinesa fora mordida em sua mão depois que uma cobra pulou fora da garrafa de onde estava sendo fermentada por cerca de 3 meses. Ela fabricou e bebeu o antídoto ali mesmo, depois que um amigo sugeriu que isso ajudaria nas dores das articulações causadas pela picada. 

lembre-se:  Quaisquer poderes reptilianos trazidos pelo veneno possivelmente será apenas mais uma boa e velha ressaca.

Fonte: BBC

Postagens mais visitadas