o que significa o termo Reserva?

O termo reserva pode significar um tudo ou pode significar um nada. Aqui está o que as palavras Reserve, Riserva ou Reserva indicam em um rótulo de vinho. Alguns paises tem regras restritas, mas a vezes como nos EUA a palavra "Reserve" ou "Reserva em português não significa nada tecnicamente. Descubra a verdadeira definição de Reserva em um vinho.


Um truque utilizado no rótulo faz um vinho comum subir de valor. As palavras acrescentadas aos rótulos tais como "old vine", "fine" and "Special" as vezes não significam nada daquilo que você imagina.

De onde vem o conceito de vinho "reserva"?

A idéia por trás dos vinhos reserva muito provável começou em uma adega quando os produtores de vinho segurariam ou reservariam um vinho de uma produtividade peculiar ou com um bom sabor vintage. Hoje a sugestão de reserva em um vinho significa que o vinho tem uma qualidade maior por ter sido envelhecido. De fato você encontrará na maioria das vinícolas os vinhos "reserva" sendo vendido corretamente, juntamente vendidos com os vinhos mais valiosos. Infelismente ainda há produtores que se utilizam desse termo incorretamente apenas para ganhar dinheiro ou até mesmo uma maneira esperta de criar um marketing para seus vinhos.

Países onde o termo reserva tem regras

Os dois principais países onde o termo Reserva tem um requerimento específico

Espanha - Reserva Wine

Na Espanha vinhos rotulados como "Reserva" devem envelhecer durante 3 anos e nesse tempo repousar no mínimo 6 meses em barricas de carvalho. Você verá isso na maioria das vezes em vinhos Tempranillo da Rioja, Toro, Ribera del Deuro and Valdepeñas. Na verdade, a Espanha tem um sistema de envelhecimento muito complexo e Reserva não é nem mesmo o vinho mais velho que eles fazem.

Itália - Riserva Wine

Na Itália, cada região vinho italiano tem uma definição diferente de um vinho Riserva. A maioria dos vinhos devem ser envelhecidos um mínimo de 2 anos para ser rotulado dessa forma. Na extremidade superior do espectro, Amarone é envelhecido durante 4 anos e Barolo deve ter idade superior a 5 anos antes de sair do porão.

A Áustria também tem uma exigência de "Reserva", que é um teor alcoólico mínimo de 13% ABV.

Países onde o termo Reserva pode não significar nada

As possibilidades são, se o país não foi mencionado acima, então ele não tem nenhuma regra para um vinho de reserva. No site United State’s TTB website, palavras como "Reserva" são classificados como um nome de marca, o que significa que Reserve ou Reserva é simplesmente um título. Felizmente, a maioria dos produtores de vinho respeita o significado implícito da palavra e, normalmente, usam-no para seus vinhos de primeira linha.

USA
Australia
Nova Zelândia
Chile
Outros

Devemos ter regras?

A informação de que a palavra Reserve nos fala é sobre o envelhecimento do vinho. Como você já deve saber, o envelhecimento realmente afeta o sabor do vinho, especialmente se um vinho é envelhecido em carvalho. Então, talvez necessitemos de mais informações sobre envelhecimento na garrafa em vez de uma palavra pré-definida. Por exemplo:

"Envelhecido 20 meses em carvalho francês"

diz-nos que o vinho, provavelmente, tem sabores baunilha e bicarbonato de especiarias, bem como taninos de carvalho moderados. Esta seria uma informação realmente útil em um rótulo de vinho. 

Saudações vínicas!

Adaptado de:
Fonte: http://winefolly.com/tutorial/reserve-wine-well-depends/

Postagens mais visitadas