Vinho Branco e Inverno, uma boa combinação

Fonte:http://www.menuespecial.com.br/blog/2015/07/vinho-branco-pode-sim-ser-uma-boa-pedida-para-o-inverno/




Ignorado por muitos nas fases mais frias do ano, o vinho branco pode sim ser uma boa pedida também nos dias gelados – basta saber escolher o rótulo correto.

É sempre interessante lembrar que a temperatura ideal para consumo do vinho branco varia entre 8ºC e 14ºC. A temperatura é amena e agradável tanto ao paladar quanto à garganta. Outro fato a se observar sobre os vinhos brancos (e sobre qualquer outro tipo), é que a região de cultivo das uvas pode influenciar no resultado final da bebida – quanto mais sol as parreiras receberem, maior o teor alcoólico da bebida.

Note que vinhos brancos produzidos com a uva Chardonnay, dependendo da localização, podem ter sabor e aroma bem discrepantes.

Por exemplo: se a uva for cultivada na Califórina, nos Estados Unidos, por exemplo, a bebida ganhará notas de frutas tropicais e baunilha. Agora se for cultivada na região de Borgonha, na França, o vinho terá mais acidez, podendo apresentar notas de frutas como o pêssego e limão siciliano.

Outra uva bastante usada na produção de vinho branco é a Chenin Blanc. Vinhos com esse tipo de uva normalmente possuem aromas e notas de frutas brancas, nozes, mel e cevada. Mas se a uva for cultivada na região do Vale do Loire, na França, a bebida poderá apresentar acidez mais considerável.

A maior dica do Menu Especial, entretanto, é a harmonização desses vinhos com diferentes tipos de fondue de queijo – Um aperitivo ideal para os dias frios.

Postagens mais visitadas