Como conservar suas taças de cristal

Fonte:http://www.vinicolaperico.com.br/content/pt/curiosidades/?id=tacasConservar




Cristais são mais porosos que o vidro e absorvem resíduos com mais facilidade. É por isso que os cuidados com manuseio e higienização são fundamentais para que as características organolépticas de vinhos e espumantes não sejam afetadas durante a degustação.

Ao lavar

Lave suas taças de cristal à mão, não use máquina de lavar. O material é muito sensível e pode quebrar ou manchar pela ação do detergente.

Lave suas taças com água morna. Usar detergente não é necessário, mas se usá-lo, enxágüe muito bem com água corrente eliminando qualquer odor ou resíduo.

Segure as taças pela base do bojo. Nunca torça o bojo da taça segurando pela haste, pois ela poderá soltar.

Ao secar

Para secar, coloque as taças com a boca para baixo sobre um pano limpo, seco e macio.

Reserve panos exclusivamente para este fim e nunca use amaciante ou sabão com aromas para lavá-los. Isso evitará que a taça absorva os odores dos produtos de limpeza, o que prejudica a degustação.

Ao polir

Para polir, use dois panos limpos e secos, que não soltem fiapos: um na mão esquerda para segurar a taça pelo bojo e outro pano na mão direita para polir, sem torcer a taça.

Cuidados especiais


  • Antes de lavar, tire as marcas de batom. Para isso, basta usar um guardanapo macio.



  • Evite deixar resíduos da bebida na taça de um dia para o outro, isso pode manchar o cristal.



  • Para um brilho extra, antes de polir vire a taça de boca para baixo sobre uma panela com água fervente até que ela fique embaçada com o vapor.



  • Ao guardar suas taças na caixa para transporte, coloque-as sempre com a boca para baixo. Assim, ao retirá-las você conseguirá pegá-las pela haste, evitando as marcas de dedos no bojo.


Saudações vínicas!

Postagens mais visitadas