Voce sabe a diferença entre enófilos, enólogos e sommeliers?

As vezes só de ouvir nós confundimos os termos, saiba corretamente a definição de enófilos, enólogos e Sommelier:




Enófilo (a): vem do grego eno = vinho + filo = amigo.

É o amigo do vinho, o apreciador. E este pode ser amador ou especialista. O amador apenas gosta da bebida, a consome, é o chamado bebedor, já o especialista aprofunda-se no assunto, se dedica a estudar e conhecer o mundo do vinho e pode até escrever artigos, livros, ministrar cursos, tornando-se um degustador profissional ou wine expert.


Enólogo (a): vem do grego eno = vinho + logo = estudo.

É o profissional de nível superior, responsável pela produção do vinho, desde o estudo do terreno para o vinhedo, escolha das uvas, plantio, poda, maturação, colheita até o tipo de vinificação. Ainda é o enólogo que decide se haverá uma assemblage ou blend de uvas, o tempo de estágio em barricas ou aço inox. É o criador do vinho.


Curioso é que o antigo vinhateiro jamais estudou enologia, mas sua experiência familiar na terra e na adega ainda o faz um mestre.


Sommelier ou sommelière: termo francês para designar o (a) profissional encarregado dos vinhos e outras bebidas de um restaurante, enoteca, bar, supermercado e afins. Em Portugal é conhecido como escanção. Ele cuida da carta de vinhos, administração da adega, armazenamento e do serviço do vinho aos clientes. Atualmente encontramos o sommelier ou a sommelièrenos restaurantes sugerindo o vinho adequado tanto ao prato quanto ao gosto do cliente, sempre com delicadeza, humildade e educação.


Saindo da etimologia, há também um personagem caricato neste tema, o Enochato. A pessoa se diz entendido de vinho, gosta de mostrar que sabe, quase sempre com informações superficiais e ainda em local e hora não apropriado. Cheio de ares de sofisticação acaba elitizando e complicando o vinho, afastando futuros e potenciais apreciadores. Análises organolépticas (impressão visual, olfativa e gustativa) e demais conhecimentos são necessários apenas em degustações e avaliações entre profissionais, associações, confrarias, clubes de vinho e etc.


Fonte:  A tribuna - Santos

Postagens mais visitadas