curiosidade - Vinho de osso de tigre


por Elisabete Mendes
fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com/catalogo_noticias.php?ID=4310&ID_ORG=3

Comercializado como medicamento, o chamado «vinho de tigre» é preparado deixando os ossos embebidos em vinho durante algum tempo. O produto final é vendido para tratar doenças como a artrite e outros problemas ósseos.

Cada garrafa desta bebida é comercializada por valores superiores a 800 dólares americanos e os principais consumidores deste produto são da classe média-alta, cujas famílias têm um rendimento médio equivalente a 2 mil dólares. Em leilões organizados para venda deste ‘vinho’ medicinal, caixas do produto facilmente ultrapassam os 30 mil dólares. A comercialização de qualquer produto feito a partir de partes dos corpos de tigres foi proibida na China em 1993, portanto, todo o negócio - desde o fabrico até a venda e a organização de leilões - é absolutamente ilegal. Até mesmo os produtos produzidos antes de a proibição ser decretada são considerados ilegais, e existem várias organizações ambientais e de protecção dos animais a pressionar as autoridades chinesas para que ponham fim aos leilões.

De acordo com o site Knowledge Nuts, parece que a pressão está ter resultados já que, depois de um dos leilões ser impedido, um dos compradores presentes na ocasião teria dito que estava decepcionado porque o vinho é realmente bom, mas havia muito, muito tempo que ele não conseguia encontrar uma garrafa para comprar.

Actualmente, os tigres estão entre as espécies mais ameaçadas de extinção, e as estimativas apontam para a existência de 3,5 mil a 4,7 mil exemplares a viverem na natureza. Na China, aproximadamente 5 mil tigres são mantidos em cativeiro e, infelizmente, desses muitos são criados para abastecer o lucrativo mercado de vinho, comercializado no país como medicamento.

Saudações Vínicas!



Postagens mais visitadas