Viagens Enogastronômicas - Museu do Vinho reúne relíquias em Florença


Com seus tesouros renascentistas e palácios com séculos de idade, Florença às vezes é tratada como um museu vivo em vez de uma cidade vibrante, com cultura contemporânea. Esse mito está mais difícil de ser mantido atualmente, graças em parte a Matteo Renzi, o prefeito de 35 anos da cidade, que foi eleito no ano passado com promessas de agitar a capital toscana. Como uma das primeiras ações de Renzi como prefeito, o coração simbólico de Florença agora é uma praça apenas para pedestres Leia mais Dave Yoder/The New York Times "Por muito tempo recolhi este material pela Itália, por prazer pessoal. No ano passado decidi selecionar os exemplares mais interessantes e ordená-los de acordo com critério didático", explicou Giuseppe Iuppa, responsável pela mostra que conta com mais de 500 objetos históricos.

Um decanter romano datado do século 2 a.C. está entre os objetos mais valiosos expostos no museu. Ele apresenta gargalo alto e estreito e corpo largo. O decanter costumava ser utilizada durante reuniões e a sua presença indica o interesse dos romanos antigos pelo vinho. Outra relíquia é o "kantharos", uma espécie de copo popular entre gregos e etruscos antigos. O objeto, cuja datação remete ao século 7 a.C., tem duas alças verticais e geralmente apresenta diâmetro entre 10 e 15 centímetros. A ânfora, datada do século 1 a.C., é uma espécie de artefato acromático, com mais massa que o normal e que podia ser utilizada para armazenar um vinho mais valioso do que era consumido habitualmente.

Já a jarra foi descoberta no outono de 1985, na Praça da Signoria, durante operações de escavação no poço da Torre de Uberti, em Florença. Estima-se que a peça seja da segunda metade do século 13.

Saudações vínicas!

Fonte:
http://viagem.uol.com.br/noticias/ansa/2014/07/14/museu-do-vinho-reune-reliquias-em-florenca.htm#fotoNav=8

Postagens mais visitadas