Como escolher uma garrafa de vinho para oferecer ao seu anfitrião



Fonte: http://clubedevinhos.com/artigos/como-escolher-garrafa-vinho-para-oferecer-seu-anfitri

Quando se é convidado para um jantar ou festa, a boa educação pede que se leve algo para presentear o anfitrião. Uma opção que é muito útil e bastante apreciada para essas ocasiões é a oferta de uma garrafa de vinho. São diversas as opções no que toca a tipos e preços de vinhos, mas escolher o rótulo ideal para a ocasião pode não ser tarefa simples… mas também não é impossível.




Dicas básicas

Deve ter-se o bom senso de escolher o vinho certo, adequado ao evento para o qual se é convidado. Primeiro, saiba se o anfitrião é um conhecedor de vinho. Se não for, torna-se mais fácil escolher, uma vez que pode presenteá-lo com um vinho de qualidade, sem gastar muito dinheiro. As opções de vinhos argentinos, chilenos e neozelandeses geralmente têm um preço acessível por um vinho de qualidade. A estação do ano e a temperatura local são fatores influentes na escolha do vinho. Para dias mais frios, é ideal oferecer ao anfitrião um vinho mais encorpado, de preferência vinho tinto. No verão, a melhor opção são os vinhos mais refrescantes e suaves, preferencialmente os espumantes, vinhos brancos e rosés, embora alguns tintos mais leves e frutados também possam ser degustados em dias quentes.

Cábula de vinhos

Para se ter uma noção básica sobre vinhos, deve ser observada a presença das seguintes uvas na produção da grande maioria dos vinhos consumidos no mundo:

Cabernet Sauvignon: 

Uva para vinho tinto produzida e cultivada há centenas de anos. Repousa em barris, com a finalidade de encorpar e suavizar os taninos. Ideal para ser consumida com carnes vermelhas e queijos fortes.

Merlot: 

É uma uva com maior suavidade do que a Cabernet Sauvignon, igualmente ideal para vinhos tintos. Bom acompanhamento para carnes de porco, queijos amarelos, carnes de caça e batatas assadas. É uma das uvas com maior cultivo no mundo.

Chardonnay: 

Uva utilizada na produção de vinho branco. Os vinhos produzidos com esta uva são suaves e acompanham harmoniosamente peixes, risotos, massas, frango e até saladas. O vinho geralmente tem um aroma de frutas tropicais e baunilha.

Sauvignon Blanc: 

Uva que tem na acidez a sua característica mais marcante. Produz vinhos brancos que devem ser consumidos ainda novos. Pratos ácidos como peixes e frutos do mar temperados com limão, comidas orientais e alguns queijos são o parceiro perfeito para um vinho Sauvignon Blanc.
Para o apreciador de vinhos

Se a pessoa for apreciadora de vinhos, mas não especialista, tente lembrar-se do último vinho que bebeu na sua casa, se prefere tinto, branco, rosé ou um vinho espumante. Outra alternativa é presentear o anfitrião com um vinho proveniente de um local exótico, um vinho novo no mercado ou então um vinho com um rótulo altamente apelativo – aguçando assim a curiosidade do apreciador.

Para o especialista de vinhos

Agora, para presentear um conhecedor de vinhos, especialista no tema, o ideal é apostar em rótulos consagrados para não errar. Existem vinhos premiados que dificilmente não irão satisfazer o paladar de um verdadeiro apreciador de vinhos. Por norma, os conhecedores de vinhos também têm uma marca ou casta favorita, o que também facilita a escolha.

Vinhos especiais, para pessoas especiais

Se o anfitrião for defensor de causas ecológicas, preocupado com o futuro ambiental do planeta, porque não surpreendê-lo com um vinho ecológico, de produção orgânica. Esses vinhos seguem um processo de produção amigo do ambiente e são certificados para que se comprove precisamente essa produção orgânica. Em alternativa, o anfitrião pode ser agradado também de acordo com as suas origens. Se for português ou descendente de portugueses, escolha um bom vinho do Porto ou outro rótulo de um consagrado vinho português. O mesmo serve para vinhos italianos, franceses, australianos, chilenos, ou qualquer país que tenha produção de vinho e que seja ligado, de alguma maneira, à pessoa que fez o convite. Se o anfitrião sonha com uma viagem a um destes países ou vai visitá-lo em breve, escolher um vinho desse destino é outra excelente sugestão.

Saudações vínicas!

Postagens mais visitadas