Produtores de prosecco avisam: pode faltar bebida no mercado


Safra ruim na Itália pode causar "sumiço" do vinho prosecco no mercado

Representantes dos produtores na Itália lançam um alerta para os fãs de prosecco: a bebida espumante pode rarear no mercado este ano.

Por conta da safra ruim em 2014, a produção da bebida chegou a cair pela metade.

"Existe uma possiblidade muito real de escassez de vinho mundo afora", explicou Roberto Cremonese, diretor de exportações da produtora Bisol ao jornal especializado "Drinks Business".

Segundo o diretor, "só iremos saber quão grande é o problema em agosto, quando saírem os números dos estoques. Até agora, não saberia dizer quanto prosecco ainda existe nas vinícolas".

Outro motivo para a falta do produto no mercado é, ironicamente, sua fama mundo afora: por conta do aumento da demanda, alguns produtores tem aumentado os preços e se aproveitando da safra ruim para segurarem seus estoques.  "Em algumas oportunidades, eles aumentam o preço em até 50%", explica Cremonese.

De acordo com números da associação de produtores, a Itália produz 300 milhões de garrafas de prosecco, das quais 60% são exportadas. Por conta da regulamentação da Denominação de Origem Controlada, só pode ser considerado prosecco legítimo os vinhos produzidos no norte do país, entre as regiões de Conegliano e Valdobbiadene.

Saudações vínicas!

Fonte: http://comidasebebidas.uol.com.br/noticias/redacao/2015/05/21/produtores-de-prosecco-avisam-pode-faltar-bebida-no-mercado.htm

Postagens mais visitadas