CONCURSO DE ENOGASTRONOMIA COM VINHOS DO TEJO NO BRASIL


TERCEIRA EDIÇÃO DO EVENTO VAI PREMIAR MELHOR HARMONIZAÇÃO COM VIAGEM À EUROPA

CVR TEJO (Comissão Vitivinícola Regional do Tejo) e a Wine Senses – empresa de assessoria e  formação vínica do Brasil - promovem o ‘3º Concurso de Enogastronomia com vinhos do Tejo no Brasil’. Trata-se do único concurso que objetiva encontrar a melhor harmonização de prato, com vinho da região do Tejo.
O concurso é direcionado a chefs, sommeliers, garçons, representantes de importadoras e profissionais em geral, apaixonados por vinho e gastronomia, que pretendam criar e inscrever uma receita exclusiva, harmonizada com um vinho desta histórica e importante região vitivinícola de Portugal.
As melhores harmonizações serão agraciadas com cursos de vinho e kits de vinho do Tejo.  A harmonização mais pontuada terá como prêmio uma viagem de estudo a Portugal, com José Carlos Santanita e equipe da  Wine Senses, que há oito anos promove viagens enoeducativas por terras lusitanas.

As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas até o dia 30 de dezembro de 2015. Para participar basta entrar no sitewww.caravanadosvinhosdotejo.com.br ou entrar em contato com caravanadosvinhosdotejo@winesenses.com.br- ou mesmo ligar para +55 11 3253 6693 e solicitar ficha de inscrição e regulamento.

Ano passado (2014) o concurso premiou e reconheceu vários profissionais brasileiros.  A melhor harmonização foi criada pelo chef Alain Uzan, do Avek Restaurante, de São Paulo. Os prêmios serão divulgados e entregues no ano posterior, no decorrer da ‘Grande Prova Anual com Vinhos do Tejo no Brasil’, que geralmente ocorre no mês de fevereiro (2016).

De acordo com Luís de Castro, Presidente da CVR Tejo, “o Tejo é uma das regiões de vinhos portugueses que mais tem investido  na formação vínica dos brasileiros por meio do projeto ‘Caravana Vinhos do Tejo’ e do ‘Concurso de Enogastronomia com vinhos do Tejo no Brasil’”. O Brasil é o 4º mercado extracomunitário da Região do Tejo e o 2º mercado de investimento, o que explica  a presença de um concurso deste porte por aqui.

João Silvestre, Diretor Geral da CVR Tejo, destacou a importância do mercado brasileiro para a região. “O Brasil continuará a ser um mercado prioritário, pois os vinhos portugueses estão cada vez mais no gosto dos brasileiros, então, nada mais justo do que realizar este concurso no Brasil”.

NOTAS PARA O EDITOR:

ü  A Comissão Vitivinícola da Região do Tejo (CVR Tejo) é a entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos da região.
ü  A região dos vinhos do Tejo é composta por um total de 17 mil hectares, que produzem, anualmente, cerca de 80 milhões de litros.
ü  Entre 2008 e 2013 a exportação da região cresceu 78%, sendo que em 2013 o desempenho global - ao nível das exportações de Vinhos do Tejo para o mercado internacional (União Europeia e países terceiros) - ultrapassou os 14 milhões de garrafas.  
ü  Os três maiores mercados da região foram, em 2013, Angola, Suécia, China; sendo que os EUA, Polônia e Brasil revelaram-se, nesse ano, os melhores mercados para a região.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:
“WINE SENSES – Centro de Formação e Treinamento Sentidos do Vinho.”
Rua Rocha, 167 Conjuntos 102 e 103 – Bela Vista – São Paulo – SP
Tels.: 55 (11) 3253-6693 | 3253-6692

Postagens mais visitadas