O Merlot mais caro da Itália tem ouro na garrafa e foi feito por mulheres



Nasce um tesouro vínico no mundo do vinho. Garrafas com os rótulos desenhados em ouro puro, no vidro fundido. No interior um maravilhoso Merlot da safra 2012. Cada exemplar custa cerca de 500 Euros, tornando-se assim o vinho mais caro da Itália em sua categoria. Este tesouro foi projetado e construído por Antonella D'Isanto, siciliana.
A garrafa com ouro é chamada Gold Label e é produzida pela vinicola I Balzini. O lugar têm cerca de 13 hectares em Barberino Val d'Elsa,  e fica num dos municípios de Chianti. "Um dos lugares mais lindos da toscana" define o escritor Marco Vichi.

Antonella era uma jovem quando foi estudar Sociologia na cidade Urbino e naquele momento, o marido Vincenzo, ganha seu primeiro salario de £ 10.000  e compra sua primeira garrafa de vinho. Decide assim tornar-se produtor de vinhos. Vincenzo era amigo de Segio Manetti, um dos maiores visionarios e emprendedores de Itália, que em 1971 fundou a Montevirne e produz o vinho La Pergole Torte. Assim incentivado pelo amigo e produtor, Vincenzo compra um terreno em 1977 e nos anos 80 transforma em vinícola.

Esta importante vinícola é confiada a Julius Gambelli, o maior conhecedor de Sangiovese da Itália. Na esperança de produzir grandes Sangiovese cedo descobrem que o solo da vinícola é inviável para a produção da Sangiovese. O Enólogo lhes diz que o tipo de rochas existentes na área inviabiliza a plantação desta nobre uva Italiana. No entanto Julius Gambelli informa o Casal que o solo era ideal para a plantação de outras castas internacionais adaptando assim o terroir da vinícola (memória de um mar pré-histórico cheio de fosseis e poderosa riqueza mineral).
Os primeiros vinhos da vinícola são colocados no mercado em 1991 e desde então foram colocados no mercado as seguintes designações (todos de uvas tintas).
White Label, Black Label, Red Label, Green Label, Rosa Label e agora o Gold Label.

Antonella D'Isanto deixou sua vida de consultora empresarial para se dedicar 100% à vinícola fundada por seu marido, em 2004 decide que o lugar dela não era num escritório e sim na adega e de imediato decidiu trabalhar na sua criatura divina. Assim nasce a idéia de criar uma garrafa Dourada para comemorar os 35 anos de sua empresa.

São poucas as garrafas deste Merlot dourado: 360 unidades de 750 ml e mais 250 de magnum. Os vinhos Ruby e o Gold Label 2012 lembram a finura e elegância dos merlot franceses de Pomerol, de acordo com o sommelier Luca Gardini, este Merlot apresenta finura e aromas de louro e eucalipto. Tem um sabor equilibrado mesmo com 14,5 de álcool. Na colheita da uva, os vinhedos tinham rendimentos muito baixospara aumentar a qualidade das uvas.

Com uma garrafa
tão cara, as rolhas poderiam causar alguns danos ou defeitos. Para isso foram adotadas rolhas flor, de cortiça natural, antes de serem utilizadas foram controladas uma a uma por pessoas qualificadas.


Duas outras mulheres estiveram ao lado de Antonella nessa idéia de Merlot super luxo, são a filha Diana 30 anos e a enóloga Barbara Tamburini.


Fonte: http://divini.corriere.it/2015/04/24/oro-sulla-bottiglia-il-merlot-piu-caro/#more-6428

Postagens mais visitadas