Quintas para relembrar - Cerveja


Pode definir-se cerveja como sendo uma bebida proveniente, de um extrato aquoso açucarado, fabricado a partir de cereais germinados, adicionado de lúpulo.
     
A cerveja é de fraco teor alcoólico vai de 0 a 8,5 º de álcool  no entanto existem exerções que podem ultrapassar os 8,5º.
     
A cerveja e fabricada a partir de: Água, malte, lúpulo, levedura, açúcar, arroz ou milho (em alguns países).
     
A qualidade da água tem fundamental importância  Cada tipo de cerveja exige uma água de determinada composição. Mas hoje segundo alguns técnicos por ser fácil adquirir o tipo da água pretendido não é necessário colocar as fábricas junto de determinado tipo de água.
   
 O malte utilizado da cerveja deriva de um tipo especial de cevada (chamada Distica) Depois de submetida ás seguintes operações: limpeza, seleção, calibragem, pesagem, lavagem e molha; germinação; suspensão da germinação em estufa; desgerminação (Ou Corte das Radículas ; estufagem (á temperatura mais ou menos alta segundo os tipos de cerveja a obter) A cerveja obtida é fabricada com malte torrado.
   
 O lúpulo é uma planta de um tubérculo similar ao da batata. Esta planta cresce muito depressa chegando a atingir 30cm por dia. Para o fabrico da cerveja apenas se utiliza a flor feminina da planta, que sede uma resina de cor de ouro, aromática e de delicioso amargor!  Para além de transmitir um sabor amargo á cerveja também lhe são atribuídas outras “virtudes”. Maior retencionista aos micro organismos indesejáveis  graças ao poder antisséptico, abre o apetite e fortalece o sistema nervoso.
     
O açúcar  o arroz ou o milho, intervem em pouca quantidade com a finalidade de estabelecerem tipos especiais de cerveja. O açúcar é usado especialmente para a cerveja preta para lhe transmitir a cor pretendida.
     
Tipos de cerveja: Lager, Stout, Porter e Ale, Brow Ale ou Newcastle Ale, Pilsner, Bock, Cerveja sem Álcool, Barley Wine, Doppelbock, Dortmunder, Munchener e Mild.
     
A temperatura ideal é entre os 5º a 7º. Para que a espuma seja mais consistente deve molhar-se o copo antes de servir. A cerveja deve ser bebida e não engolida.
   
 ½ Litro de cerveja corrente corresponde a um valor nutritivo a: 95 gramas de carne de boi, 248 gramas de bacalhau, 15 gramas de manteiga, 51 gramas de pão, 181 gramas de leite ou um ovo médio. Aquela quantidade diária aumenta na nossa alimentação as calorias em 30% os hidratos de carbono em 19% e o cálcio em 54%.

Fragmentos de Vários Conteúdos Didáticos.

Matéria de "sabores e Música" dia 14/01/2013

Postagens mais visitadas