Série: Uma região, um vinho - Hoje - Mosel/Alemanha

Cada semana postaremos uma região e associaremos um vinho à essa região, não é uma exclusividade, apenas uma indicação. Postaremos regiões e vinhos de vários países, com seus elementos e curiosidades, confira:



Mosel - Alemanha

Os rios Mosela, Sarre e Ruwer deslizam por curvas estreitas e tortuosas através de um território no qual os celtas e os romanos já cultivavam vinho 2.000 anos atrás. A região do Mosela, que leva a denominação alemã Mosel, é a mais antiga região vinícola da Alemanha e a maior região de cultivo de vinho em encostas. As encostas e terraços voltados para o sul ou sudoeste proporcionam um microclima excelente para as uvas, como também para plantas e animais raros. Por isso, os vinhos minerais e elegantes do Riesling das encostas, produzidos na região do Mosela, Sarre e Ruwer, estão entre os melhores vinhos brancos do mundo.

O Scharzhof Mosel 2009 é produzido 100% com a uva Riesling da região Mosel. Com uma cor bem clara, praticamente transparente, engana quem pensa que vai se deparar com um vinho “fácil”. Aliás, qualquer semelhança com o povo alemão é mera coincidência. O vinho tem aromas adocicados e complexos, que passam por flores, frutas brancas e pelo toque característico dessa uva, o petroláceo. 

fonte: http://www.germany.travel/pt/cidades-e-cultura/aconchego/terra-do-vinho/regioes-vinicolas/mosel.html
Fonte: http://www.vinhosdecorte.com.br/scharzof-mosel-2009-um-verdadeiro-riesling-alemao/

Postagens mais visitadas