Quintas para relembrar - Vinho aumenta tempo de vida de abelhas

Todas as quintas-feiras o blog Oinos sem mistério reedita algumas das mais curiosas matérias do antigo blog sabores e música.

Hoje, falaremos de uma pesquisa que alega que o vinho ou a uva aumenta o tempo de vida das abelhas, confira!

Já se sabe, o vinho contém substâncias benéficas à saúde humana. Agora, um estudo recente elaborado nos centros de vida natural da Noruega e do Arizona revela que o resveratrol, uma das substâncias encontradas no vinho, melhora a saúde de abelhas produtoras de mel.
 
Os resultados mostram que a substância aumenta o tempo de vida e preserva as funções cognitivas dos animais. "Testamos se poderíamos promover o envelhecimento saudável nas abelhas produtoras de mel através da administração de resveratrol", explicou o co-autor da pesquisa, Gro Amdam. Os investigadores estudaram populações de abelhas separando-as num grupo com uma dieta normal, e outro, alimentado com resveratrol. Dois tratamentos de resveratrol, em valores de 30 e 130 micromoles alongaram a média de vida em abelhas selvagens produtoras de mel em 38% e 33%, respectivamente. Amdam diz que é porque a dieta com resveratrol regula melhor a sua ingestão de açúcar.
Apesar dos resultados nas abelhas, o investigador não sabe dizer se esses resultados são possíveis em humanos. "Não sabemos se o resveratrol pode alterar a percepção alimentar das pessoas, mas esse efeito é claro em abelhas: tornam-se menos interessadas em açúcar, e consomem menos bebidas açucaradas, mesmo com livre acesso às mesmas", disse Amdam à Wine Spectator

Fonte: http://www.mariajoaodealmeida.com/catalogo_noticias.php?ID=3527

Postagens mais visitadas