Série regiões da França - Córsega
Córsega
A história da Córsega era italiana até o ano 1768, quando a França invadiu a ilha. O mais ilustre e conhecido habitante corso foi Napoleão Bonaparte, nascido em Ajaccio no ano de 1769. A casa onde nasceu está preservada e, na cidade, encontram-se várias referências à figura histórica, como praças e ruas. Apesar disso, o antigo imperador da França é menosprezado pelo seu próprio povo, que, historicamente, tem desejado uma maior autonomia ou mesmo a independência da ilha perante o domínio francês. O segundo homem importante de ilha é Pasquale Paoli, que representa a independência da Córsega.
Com cerca de um terço do seu território protegido como parque nacional, e muito do belo litoral continuando imune do cimento que mudou grande parte da costa mediterrânica, a Córsega, quase despovoada (31 habitantes por quilômetro quadrado), com base da sua economia em boa parte no turismo, pode praticamente duplicar a sua população no verão.
Com 8 681 km² de área, a Córsega surge no mar Mediterrâneo logo ao norte da Sardenha na zona geográfica italiana.
A Córsega na zona geográfica italiana
De forma alongada nos meridianos, mede 183 km de Cabo Corso (Norte) até Capo Pertusato (Sul), enquanto a largura máxima é de 83 km. O perímetro é de mais de mil quilômetros, dos quais 300 constituídos por mais de 200 praias2 e o território é muito montanhoso, com o Monte Cinto sendo o pico mais alto, com 2 706 metros e outros 20 picos com mais de 2 000 metros de altitude.
Solo
O solo geralmente granítico, é calcário a região de Património e aluvial no Este. O Clima é quente mas temperado pela influência marítima. A produção é de 411 000 hectolitros.
AOC
Ajaccio
Património
Muscat du Cap Corse
Vin de Corse seguido de: Coteaux du Cap Corse, Calvi, Figari, PortoVecchio, Sartène
Castas
Brancas – Vermentino (Malvoisie de Corse) e Russula Bianca (Ugni Blanc)
Tintas – Nielluccio, Sciacarello, Grenache, Cinsault, Syrah
Fonte: José Carlos Santanita e http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3rsega