Dicas de serviço de vinhos a copo


No Serviço de vinho a copo devem existir alguns cuidados: 

Honestidade:

Nunca sugerir vinhos pelo valor, não é no preço de um vinho que está a qualidade do vinho, existem vinhos para momentos alegres, momentos em família ou momentos entre amigos ou então momentos de pura magia vividos de uma forma mais íntima. Devemos sugerir vinhos pelo momento que cada pessoa está a viver, ou então porque esse vinho é o correto para determinada gastronomia.

Em um serviço de vinho a copo, abrimos varias garrafas de vinho, devemos ter um bom sistema de vácuo para vedar as mesmas.

Podem utilizar a máquina de “le Verre de vin”, esta máquina suga o oxigénio que fica entre o vinho e o gargalo da garrafa. Este sistema permite que um vinho mesmo depois de aberto dure ainda mais 20 dias mantendo todas as suas qualidades gustativas.

No entanto deve ter em atenção que quantas mais vezes abrir a garrafa mais o vinho estará em contato com o oxigênio, e durante o serviço de refeições deve ter-se a preocupação de vedar as garrafas assim que se servem os diferentes copos de vinho.

Ainda existe um outro sistema de vácuo, mais simples, que são as bombas de vácuo manuais. Fazem exatamente o mesmo que o aparelho “ le verre de vin” mas o tempo de conservação dos vinhos passa de 20 para 8 dias.

Num serviço de vinho a copo os clientes podem degustar até 4 vinhos diferentes na mesma refeição, é necessário aqui que os vinhos cheguem no tempo correcto à mesa do cliente, no sentido de não faltar o vinho. Esta tarefa torna-se difícil quando o restaurante está cheio.

Devemos ainda ter muita atenção, ao comportamento da brigada do restaurante, este tipo de serviço não deve estar limitado à presença de um escanção/Sommelier. Toda a equipe deve ter boas bases técnicas de serviço de vinho. Não caíam, no erro de ter só uma pessoa entendida na matéria dentro do restaurante. Isso não trará consistência ao bom serviço de vinhos.

Fonte: José Carlos Santanita 

Postagens mais visitadas