Série Regiões da França - Região Sudoeste

Hoje falaremos do sudoeste da França, uma região lindíssima que produz os considerados melhores vinhos do país. Confira:

Sudoeste

Esta região cobre cerca de 70.000 hectares. Os solos são muito variados, argilo-calcários, xistos, graves, etc. Existem grandes variações de temperaturas.

Muitos vinhos desta região foram durante muito tempo considerados os melhores de França, nomeadamente o Mombazillac e Jurançon. Também Bergerac ficou famoso com a obra de Edmond Rostand: Cyrano de Bergerac.

Castas

Brancas
Sémillon, Sauvignon, Muscadelle, Mauzac, Len de l’El, Courbu, Manseng

Tintas
Merlot, Cabernets, Malbec, Duras, Fer Servadou, Gamay, Tannat

AOC

Bergerac (foto ao lado)
Tintos frutados e encorpado, brancos finos secos ou doces.

Pécharmant
Unicamente vinhos tintos encorpados e robustos.

Monbazillac
Grande vinho branco licoroso e muito fino com perfume de mel.

Montravel
Vinhos brancos secos



Cahors (foto ao lado)
Produz exclusivamente vinhos de cor rubi, encorpados, possuem um bouuqte muito fino e são vinhos de guarda. Provém principalmente da casta Cot (Auxerrois nesta região) ainda de Tannat e Merlot.

Gaillac
Os vinhos são diversos, devido à margem direita do rio Tarn com encostas calcárias e esquerda com solos graníticos. Produz brancos, tintos, rosés e ainda o Gaillac Mousseux

Côtes du Frontonnais
Pequeno vinhedo a norte de Toulouse que produz essencialmente vinhos tintos mas ainda rosés

Côtes de Duras e Buzet
Vinhos brancos e tintos de guarda. Os primeiros a partir de Sauvignon e Sémillon e os tintos a partir de Cabernet, Malbec e Merlot.



Madiran (foto ao lado)
É um vinho tinto à base de Tannat, com Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. São muito ricos em tanino e envelhecem vários anos.

Pacherenc du Vic Bilh
Vinhos brancos secos ou doces à base de Arrufiac, Courbu, Manseng e Sauvignon

Jurançon
Este famoso e maravilhoso vinho branco doce é sem dúvida um dos mais ilustres desta região. Foi utilizado por ocasião do batismo de Henrique IV após o seu pai, António de Bourbon, lhe ter esfregado os lábios com alho. É produzido a partir das castas Petit Manseng, Gros Manseng e Courbu. As uvas são vindimadas tardiamente originando um vinho rico, macio e muito perfumado com um sabor a canela e cravinho. É um vinho de longa guarda.

Fonte: José Carlos Santanita

Postagens mais visitadas