Quintas para relembrar - Habilidade para provar vinhos pode ser genética

Toda Quinta-feira o Blog Oinos sem mistério reedita matérias antigas para que você relembre alguns fatos ou curiosidades importantes, hoje falaremos novamente sobre a habilidade de provar vinhos.



 Uma pesquisa publicada no American Journal for enology and Viticulture sugere que a habilidade para degustar vinhos é determinada pelos genes, e que por isso os especialistas  sintam o gosto do vinho de forma diferente de pessoas leigas. 

O estudo foi conduzido pelo professor John Hayes do Departamento de Ciência dos Alimentos do Estado da Pennsylvania e o professor Gary Pickering, da Universidade de climatologia de Enologia e do Instituto de Viticultura. Ambos seleccionaram 330 participantes, entre eles críticos de vinhos,  pessoas com conhecimento mediano e alguns totalmente leigos, e deram-lhes para provar uma pequena amostra do composto químico 6-n-propliouacil (PROP). Segundo explicaram os professores, este composto químico é utlizado para testar a variação genética da percepção do gosto, visto que a sensibilidade ao PROP está ligado ao gene TAS2R38, responsável pela percepção de sabor.

Algumas pessoas acharam a substância sem gosto, enquanto outras acharam amargo em diferentes proporções. «Aqueles que sentiram o PROP intensamente amargo, não só tem uma sensibilidade oral aguçada, mas também podem ser provadores capazes de diferenciar os menores estímulos orais», explicou o relatório dos investigadores.

Baseados nas reacções a este composto, os responsáveis pelo estudo classificaram os participantes em três grupos: «pouco-sensíveis», «sensibilidade-mediana» e «super-sensiveis». Somente 25% dos participantes acharam o componente amargo, e desses, 10% eram homens. «Isso pode sugerir uma possível discordância no julgamento de qualidade entre os leigos e os especialistas», concluiu o relatório. Por isso, «os consumidores devem tomar cuidado ao adoptar as palavras dos especialistas como verdade absoluta para si».

Matéria postada em 18/06/2012
Saudações Vínicas: Jose Carlos Santanita
Fonte: http://mariajoaodealmeida.clix.pt/catalogo_noticias.php?ID=3084&ID_ORG=3

Postagens mais visitadas