Quintas para relembrar - Evite a Ressaca - Matéria de 21/04/2012

Todas as quintas o Blog Oinos Sem Mistério, revivemos algumas das matérias mais interessantes postadas no antigo blog sabores e música. Hoje alguns segredos para combater a ressaca.


Beber demais pode provocar ressaca. Beba com moderação e evite-a!

Uma dose a mais e é o suficiente para ficar com ressaca no dia seguinte. Os sintomas são inconfundíveis: cabeça pesada, com dor intensa na nuca, nas têmporas e na testa. Sensibilidade à luz do dia e ao barulho. Na boca, um gosto amargo. Na verdade, o mal é generalizado, provocado pelo excesso de álcool.A ressaca é um género de crise de abstinência. Como qualquer outra bebida ou alimento, o álcool é metabolizado e distribuído pela corrente sanguínea para as células do corpo. A sensação de embriaguez e relaxamento ocorre quando ele chega ao cérebro. É o momento da intoxicação. O corpo faz um grande esforço para dar conta das doses excessivas. Quem mais trabalha é o fígado, que precisa produzir enzimas para absorvê-lo, transformá-lo em gordura e excretá-lo pela bílis. Quando o processo termina, o fígado quer mais e entra numa espécie de depressão, desorganizando todo o metabolismo. O sistema nervoso, que também foi acelerado, tem uma reacção parecida. O resultado é o mal estar geral.Por essa razão, o ideal é mesmo beber pouco bom, de forma a evitar a ressaca. Para pessoas mais sensíveis, com menos resistência ao álcool, cá vão algumas dicas para a combater.

Forre o estômago
Comer antes de ingerir bebidas alcoólicas ajuda a reduzir os efeitos da ressaca. A concentração de álcool é diluída e a absorção fica mais lenta, dando ao organismo mais tempo para metabolizar as toxinas.

Hidrate o corpo. 
Beba águas, sumos e chás antes de ingerir álcool
Beba águas e sumos antes de ingerir álcool
Hidrate o corpo com água ou sumos naturais antes de beber. Outras bebidas sem álcool e chás também são boas opções. Desta maneira, os rins filtram o grande fluxo de líquido e diluem o álcool concentrado. Os sumos são ricos em sais minerais e frutose - o açúcar da fruta, bons para deixar o corpo em perfeito funcionamento contra a ressaca.


Petiscos ricos em gordura ajudam a reduzir a ressaca

Coma alimentos gordurosos
Os queijos e enchidos e todos os petiscos ricos em gordura ajudam a reduzir a ressaca, pois o esvaziamento gástrico fica mais lento, dilui o álcool e deixa a absorção pelo organismo lenta. Porém, essa solução é válida antes dos sintomas aparecerem, já que neste estágio contribuirá para o aumento do desconforto digestivo.


A Banana é excelente para reduzir as náuseas

Coma banana
Alimentos ricos em vitamina B6 como a banana são excelentes para reduzir as náuseas, bastante comuns durante a ressaca. Outras fontes do nutriente são feijão, abacate e tomate.

Beba devagar
Outra maneira de evitar a concentração de álcool no organismo é beber sem pressa. Entre uma bebida e a outra, o ideal é fazer um intervalo de uma hora. Enquanto isso pode comer-se um petisco e beber sumos ou água. Desta maneira, a hipótese de intoxicação pelo álcool é reduzida.

Evite misturas e grandes doses
A mistura de bebidas diferentes faz com que o metabolismo fique mais lento. Cuidado com os espumantes: em grande quantidade acelera a absorção do álcool. Deve também tomar-se cuidado com as bebidas doces, pois elas parecem mais fracas e, com isso, acaba-se bebendo mais.

Evite misturas, senão vai ficar com uma grande dor de cabeça


Fonte : http://mariajoaodealmeida.clix.pt/artigos.php?ID=147&ID_ORG=3
Saudações Vinicas
José Santanita
Arte: Vini Costa - www.vinicosta.com

Postagens mais visitadas