Nova série Regiões da França - Alsácia | Parte 1
Alsácia
Situada a uma altitude entre os 200m e 400m, as vinhas tiram máximo proveito da sua exposição solar, especialmente as que são conduzidas em maior altura.
Estas condições permitem a lenta e longa maturação das uvas, proporcionando condições para a produção de vinhos elegantes e de aromas complexos.
Solos
Solos muito diversos, desde calcários e margas às rochas graníticas, grés, areias e limos, cobrindo cerca de 15.000 hectares, ajudando a que as castas mostrem o melhor de cada uma. A especificidade particular de cada terroir proporciona a sua individualidade, a sua marca única.
Clima
Protegida pela influência oceânica pelas montanhas dos Vosges, a Alsácia apresenta praticamente a menor pluviosidade de França (somente 400mm a 500mm por ano). Abençoada com um clima semi continental, ensolarado e quente e seco.
Vinificação na Alsácia
A principal característica dos vinhos da Alsácia é o fato de que eles são produzidos à base de castas muito aromáticas.
O produtor tenta a todo o custo na vindima e na vivificação preservar o potencial aromático das variedades, interferindo o menos possível.
As datas de vindima para cada AOC são decretadas pelas autoridades.
Considerando que existem sete variedades principais, 3 AOC e 2 prestigiadas menções (“Vindima Tardia” e Selections de Grains Nobles”), sendo por isso fácil entender a razão pelo qual a vindima se alongar no tempo.
Começando por volta de 15 de Setembro, quando as uvas começam a atingir o melhor balanço entre açúcar e acidez.
As primeiras uvas a serem apanhadas, são as que se destinam ao Crémant d’Alsace. Seguem-se as que vão para fazer AOC Alsace e as que se destinam a AOC Alsace Grand Cru.
Finalmente por volta de meados de Outubro, começa a vindima para as uvas de “Vendanges Tardives” e “Sélections de Grains Nobles”.
Fonte: José Carlos Santanita