Saiba a história e as grandes safras do VEGA SICÍLIA ÚNICO
O Vega Sicília é produzido na Demarcada região de Ribera del Duero, em Valbuena na província de Valladolid não muito longe de Peñafiel. Vinhos pertencentes a denominação D.O. Plantada nas terras agrestes e acidentadas do Douro Espanhol, o cultivo da vinha com o nome de Vega-Sicilia remonta aos anos de 1864, quando os senhores Eloy Lecanda e Chaves fizeram a plantação de vides “Cabernet-Sauvignon e Merlot”, vides estas, importadas da região de Bordéus. Segundo documenta os poucos documentos que conseguiram ultrapassar as intempéries da guerra civil espanhola. Pois segundo parece um General Italiano teria instalado nas instalações de Vega-Sicilia o seu quartel-general durante o conflito, tendo usado os pergaminhos documentais para fabricar bombas de gasolina.
“Los del Duero”, dizia-me um amigo, o Senhor Xosé Posada, aquém aqui rendo homenagem. De fato os vinhos do Douro, seja do Douro Espanhol ou Português, tem um lugar à parte no contexto vinícola mundial, em particular nos vinhos tintos.
Em relação ao vinho Vega-Sicilia escreveu um importante autor de vinhos francês, Senhor Pierre Dumay: "O Deus Hermes ofereceu-nos uma única pérola: O vinho de Vega-Sicilia. Duvido que em nenhum país do mundo se possa encontrar um exemplo comparável".
E no seu Guia do vinho mundiall, o mesmo autor define assim o Vega-Sicilia: "O melhor gran crianza de Espanha", e se não nos importamos com os preços talvez o único.
SOLOS
Os solos são compostos essencialmente por xistos.
CASTAS
Os vinhos de Vega-Sicilia são elaborados pelas seguintes castas:
- 40% de Tinto Fino;
- 45% de Cabernet-Sauvignon, Malbec e Merlot;
- 5% de Albillo.
Estas percentagens dependem do ano de colheita.
RENDIMENTO POR HECTARE
O rendimento por ronda os 40 hl por ha.
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS E OUTRAS
1)
Teor alcoólico entre os 12 e 13º.
Acídulos e adstringentes quando jovens, arredondando com o envelhecimento, tornando-se macios e finos. Com o envelhecimento desenvolvem aromas e sabores complexos agradáveis. Denotam-se sabores e aromas a especiarias, consequência de aromas terciários “ Bouquet”. São equilibrados e macios. Quem os provar uma vez nunca mais os esquecerá.
A cor pode variar entre vermelho acastanhado e o rubi acastanhado.
2)
São vinhos encorpados e aveludados.
A acidez fixa elevada contrariada pelo grande teor em glicerina, o teor em álcool elevado e as antocianas, compostas em grande parte por taninos herbáceos, conferem a este vinho uma estrutura difícil de comparar. Só os grandes vinhos possuem semelhante complexidade de estrutura, sabores e aroma.
É um vinho com denominação D.O. Ribera del Duero
PROPRIEDADE
A propriedade de Vega-Sicília foi fundada por D. Eloy Lecanda y Chaves. Anteriormente chamava-se “pagos de la Vega Santa Cecília”, que posteriormente acabou em Vega-Sicilia. Atualmente pertence a uma Sociedade Anônima, pertencendo a quase totalidade das acções a família Alvarez
O primeiro Enólogo a fazer o Vega-Sicilia foi o Sr. Chomin.
As colheitas menos boas são vinificadas em vinhos com o nome de Valbuena.
MELHORES ANOS
Os melhores últimos anos foram:
- 1960, 1961, 1962, 1965, 1969, 1970, 1975, 1977, 1980, 1985, 1987, 1989; 1990; 1994; 1996; 2000 (Único).
- Em 2010 foi posta no mercado Vega Sicília Único reserva Especial, vinho excepcional ( Tempranillo 80%, Cebernet Sauvignon 20%.
Orlando Iglésias / Junho de 2014.