Algumas sugestões de como não servir vinhos
1. No serviço de vinhos, existem fatores muito importantes. Um dos mais irritantes, é a forma como se enche o copo. Independentemente do vinho a servir, nunca encha completamente o copo até acima. Deixe sempre um espaço entre o bordo do copo e o vinho, para que o cliente ou o provador consiga apreciar a complexidade aromática do vinho.
2. Existem restaurantes que têm o mau hábito de retirar as garrafas para longe a visão dos clientes.
Nunca faça isto, é preferível deixar a garrafa em cima da mesa do cliente, desta forma os clientes têm a possibilidade de admirar os rótulos (Alguns são verdadeiras peças de Arte) e a apresentação da garrafa assim como as informações que o produtor colocou no contra rótulo do vinho. O único serviço em que pode recolher a garrafa é no serviço de vinho a copo! Mas nunca se esqueça de apresentar a garrafa de vinho ao cliente mesmo que o serviço seja a copo.
3. Nunca decante ou faça alguma operação técnica ao vinho sem pedir a autorização do cliente, ele é quem paga pela garrafa, é ele que deve dar a autorização seja para decantar ou para realizar outra operação qualquer.
4. O outro problema é a temperatura ambiente. A temperatura ambiente é muito relativa, ela não pode ser referência de serviço para nenhum vinho. Ora reparem… em Manaus, a temperatura ambiente é de 35.º. Esta temperatura para um vinho é catastrófica, mataria o vinho.
Fonte: José Carlos Santanita