MOSCATEL DE SETÚBAL, VINHO GENEROSO


 
A região do Moscatel de Setúbal está inserida  nas regiões de Setúbal e Palmela.

 
A vinha na Península de Setúbal remonta a épocas dos fenícios e dos Romanos, terão Sido estes últimos os grandes impulsionadores da vitivinicultura na região. É Localidade: Não entanto Localidade: No Século XV com a reconquista, “Opaco” a região vinhateira a norte do Sado retoma todo o seu esplendor, com relevo para  Arrábida e Azeitão, tornando-se uma zona agrícola onde abundam o azeite e o vinho. No Século XVI Com as famílias Nobres de Lisboa, atraídas pelo clima suave, deslocam-se para a região construindo palácios e quintas. Ainda que se produza o vinho licoroso Moscatel de Setúbal, há alguns Séculos na Península de Setúbal, foi José Maria da Fonseca o seu grande impulsionador. Tendo fundado  1834 uma firma comercial, principalmente voltada para à Exportação.  José Maria da Fonseca  foi um homem pioneiro em vários aspectos e projetos e  muito cedo compreendeu que engarrafando  o vinho na origem ele se comportava Melhor. José Maria da Fonseca foi condecorado por el-Rei D. Pedro V com o grau de cavaleiro da Ordem de Torre e Espada, Como Recompensa Pelo esforço despendido na Expansão dos vinhos Moscatel de Setúbal e de como estímulo a novos empreendimentos. Com cerca de 3.000 pipas de estoque  permanente de vinho Moscatel nas suas instalações, a empresa  José Maria da Fonseca possui mais de 70% das existências deste vinho na região. A região foi  demarcada  em 1907, POR Decreto  lei de 10 de Maio, posteriormente confirmado pelo decreto lei de 1 de Outubro de 1908.

Posteriormente, o Decreto n. º 23.734, de 2 de Abril de 1934, Veio Regulamentar a Produção do Vinho Moscatel de Setúbal.

 
 
SOLOS

 
Pardos-Calcário ou  Vermelhos;

-Mediterrâneos pardos UO Vermelhos de arenitos, argilitos e Argilas;

-Líticos não húmidos de Materiais arenáceos Pouco Consolidados;

-Podzolizados de areias e arenitos;

-Rego solos psamíticos.

 
Castas

Tintas Aragonez (Tinta Roriz), Bastardo, Castelão (Periquita), Touriga Franca-, Touriga-Nacional, Trincadeira (Tinta-Amarela), Moscatel-Galego-Roxo (Moscatel Roxo-).

Brancas

Antão-Vaz, Arinto (Pedernã), Fernão-Pires (Maria-Gomes), Malvasia-Fina, Moscatel-Galego-Branco, Moscatel-Graúdo (Moscatel-de-Setúbal), Rabo-de-Ovelha, Roupeiro-Branco, Verdelho e Viosinho

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉTICAS

Os vinhos fortificados Moscatel-de-Setúbal e Roxo São vinificados com Paragem de Fermentação alcoólica com recurso a aguardentação com aguardente vínica ou  álcool vínico com um Título alcoométrico Entre 58% e 77%, não inferior a 96%, respectivamente. Também se recorre a maceração do Vinho com películas apos frescas hum fermentação. Os mostos devem apresentar hum Título alcoométrico mínimo de 11%. O título alcoométrico volúmico adquirido ESTA compreendido Entre 16,5% e 22%.

 

Acidez Volátil Máxima:

-Vinhos com Idades INFERIORES ou Igual a 10 Anos: 1,5 g / l;

-Vinhos com Idades Superiores a 10 Anos: 1,8 g / l.


Estes Valores São expressos ácido acético.

 
Açúcares Redutores, expressos los Açúcar invertido, Valores Máximos:

-Vinhos com 20 Anos:. 280 g / l;

 
-VINHOS COM MAIS de 20 Anos: 340 g / l.

 
Estágio mínimo antes de ser engarrafado: 18 Meses.

 
A designação superior é mencionada  no rotulo, quando os vinhos apresentem boa prova aos 2 anos de idade e confirmada posteriormente aos 5 anos de idade. Os rótulos podem indicar  vinhos com indicação de idade: 10 anos, 20 Anos. A firma José Maria da Fonseca comercializa vinhos com a seguinte Idade: Vinho novo,  Colheita de vinho de 20 Anos, vinho de 1934, vinho de 1900 e outros. Os vinhos são de cor topázio, muito aromáticos da casta moscatel  desenvolvem generosamente os aromas terciários com o envelhecimento sem nunca descorarem o aroma primário da casta.Quando Jovens tem os sabores e aromas da casta , quando envelhecidos, são complexos, doces e bem balanceados pela acidez elevada. Finalizam de forma elegante mas muito prolongada

 
Como sugestão :  Vinho Triologia:
 
 
 
Castas: Moscatel de Setúbal Lote: Colheita 1965 -70%, Colheita 1934,15% Colheita 1900-1915%
Teor Alcoólico de 18,2
 
Vinho muito sui generis parágrafo beber em qualquer momento.
 
Por Orlando Iglesias

Postagens mais visitadas