Fatores para um envelhecimento correto dos vinhos

Conhecidos já os fatores iniciais e decisivos que um vinho deve ter para ser guardado, o apreciador deve levar em conta outros fatores que ajudarão a que seja positiva. Para além das condições ideais de guarda na garrafeira, existe outro fator muito importante na evolução e na guarda de um vinho:


Garrafa:

A garrafa como agente influente no envelhecimento e conservação de um vinho é primordial e cumpre duas funções. Em primeiro lugar é um isolante perfeito e cumpre facilmente a função de transporte. Em segundo lugar a garrafa é selada com a sua respectiva rolha. O vidro pelas suas qualidades inócuas e inodoras, não tem qualquer efeito sobre o sabor inclusive em períodos prolongados.
Atualmente embora a imagem do vinho esteja ligada ás garrafas 75 cl, as mais divulgadas e utilizadas pela facilidade de manuseamento, comprovou-se que os recipientes de vidro com maior capacidade atrasam o processo evolutivo do vinho e portanto aumentam a sua longevidade. Uma das garrafas ideais para uma guarda prolongada de vinhos é a de tipo Magnum, com uma capacidade de 1,5L, dado que a quantidade de ar presente no espaço que fica entre a rolha e o vinho é o mesmo que há numa garrafa estandardizada, mas, no entanto a magnum contém o dobro da quantidade de vinho.

Tipo de Rolha:

A rolha de cortiça continua sendo o material ideal para estar em contato com os vinhos destinados a envelhecer, dado que não permite a interacção entre as afluências oxidantes do ar, os microrganismos, as bactérias, etc., e o conteúdo da garrafa. No entanto ao tratar-se de um produto natural, podem apresentar algumas irregularidades. Isso será motivo de estudo no momento de seleccionar um vinho para guarda. Deve ter-se em conta que as rolhas podem deteriora-se com a passagem do anos, sobretudo se a adega onde guarda o vinho for seca e quente ou não reunir condições ideais de guarda.

Local de guarda

Entre outras coisas, o lugar para guardar o vinho deve ter uma temperatura entre os 12º.c e os 13.º, e a humidade deve estar entre os 65.º e os 70. Evitar cheiros intensos, evitar caixas de papel. O local escolhido deve ser calmo e acolhedor para que o vinho envelheça lenta e progressivamente.

Região de origem

A atitude de um vinho para guardar varia, evidentemente de uma área vitícola para outra, de um vinhedo para outro e inclusive, de uma garrafa para outra. Não obstante, o apreciador deve conhecer as principais características de cada região para gerir bem a sua garrafeira e degustar os seus vinhos nas devidas condições.
Assim cada região oferece tendências que podem ajudar o apreciador a escolher os vinhos para guardar.

Fonte:Jose Carlos Santanita

Postagens mais visitadas