Uma taça de Oinos, com VINÃ ANUN

Prezados leitores do Oinos Sem Mistério

Iremos iniciar um ciclo de Noticias sobre vinícolas que  ainda não comercializam os seus vinhos no mercado brasileiro. Estes artigos tem como base as degustações dos vinhos realizadas durante as nossas visitas aos produtores, quer em feiras de vinhos ou degustações de produtos que consideramos ter qualidade para estar neste espaço. O Blog, Oínos sem mistério pretende assim dar a conhecer novos projetos vínicos. O produtor desta semana chama-se  Vinã ANUN e fica no Chile, Localizado a 90 km ao sudoeste de Santiago, na região de Peumo. A palavra Anu significa “criar raízes” com este nome a vinícola pretende  prestar  homenagem a todas as comunidades aborígenes indígenas que habitavam, se instalaram e  criaram  raízes no Chile, graças à sua fertilidade, seu clima e a riqueza da sua flora e fauna.

Viticultura




A colheita das uvas deste produtor  é feita 100% à mão pelos  moradores locais  que  trabalham por  várias gerações, transferindo conhecimento de pai para filho e  depois a netos e recentemente até a tataranetos. Uma vez que as uvas chegam à adega, é macerada a frio para obter uma melhor extração de sabores. Os vinhos tintos,  são colocados  em repouso em barris de carvalho por um período de seis a doze meses dependendo do estilo de vinho.

Vinhedos
Os  vinhedos estão localizados ao lado de uma colina e são ideais para o cultivo de uvas, os solos são graníticos com  encostas íngremes.  Os primeiros vinhedos possuem  mais de 100 anos de idade e é destas vinhas que eles obtém  uvas com grande concentração e equilíbrio . estas uvas são a base para os vinhos de alta qualidade.  A ANUN também faz pesquisa de tipos de solo para cada tipo de casta extraindo dessa forma um melhor potencial de seus vinhos.

Vale Almahue



Está Localizado a 90 km ao sudoeste de Santiago, na região de Peumo,  Os vinhedos estão em um setor privilegiado do Vale Almahue, devido à sua proximidade com o Oceano Pacífico, o clima Mediterrâneo e a  influência costeira, que juntamente com o efeito do rio Cachapoal influenciam o aparecimento de manhãs nubladas com temperaturas mais moderadas e noites muito frias. Estas condições permitem  um microclima mais temperado, com grande diferença de temperatura entre o dia e a noite durante o verão, condições ótimas para  um amadurecimento mais lento e prolongado dos  taninos e oferecendo uma  maior concentração de aromas.A falta de chuvas durante os meses de colheita, permite ter uvas  saudáveis, minimizando ao máximo a aplicação de agrotóxicos (ou pesticidas).
.

Enólogo

Luca Hodgkinson 
O enólogo  chama-se Luca Hodgkinson, tivemos o prazer de conhecê-lo pessoalmente na Expovinis 2014 onde degustamos todos os vinhos da Vinicola . Luca é formado em Toulouse e Mestre em Meio Ambiente Vitivinícola em Bordeaux. Possui uma trajetória internacional, fundamentalmente relacionada às empresas de capital francês, como François Lurton. Estagiou no Douro em Portugal. Seu sucesso está baseado no conhecimento da manipulação da viticultura e da arte de elaborar assemblage de  vinhos finos, com expressão única.Na Viña Anun, Luca tem realizado um trabalho fantástico obtendo  vinhos elegantes e de grande caráter.

 


Alguns Vinhos do Produtor:



 Destaque para o vinho LARMAHUE . Grande vinho! Aspecto  profundo, possui um  nariz sedutor lembrando frutos vermelhos concentrados, mentol, eucalipto, especiaria. Vinho poderoso mas muito elegante. Um Cabernet Maduro com muita personalidade. O produtor também possui uma gama de entrada muito boa mostrando sempre grande personalidade e caráter em seus vinhos.


Nenhum dos vinhos está no mercado brasileiro. Conheça um pouco melhor o produtor e visite a pagina: http://www.anunwines.com/ 


Postagens mais visitadas