Como nasceu o Logo da Caravana dos vinhos do Tejo?

A seguir uma breve história de como nasceu a marca Caravana dos vinhos do Tejo a partir de uma idéia inusitada.

A princípio o evento necessitava de uma marca específica para poder difundir os conceitos do projeto no Brasil e no mundo. A busca por um elemento onde destacava-se a importância de uma viagem enocultural, onde Brasil e Portugal partilhariam seus conhecimentos vínicos não foi fácil. José Carlos Santanita Diretor do grupo Wine Senses em conjunto com Teresa Baptista (Responsavel pelo Projeto em Portugal na CVRTEJO) procuraram agregar elementos que unissem as duas culturas. Por um lado pensou em uma ligação direta entre um país e outro e encontrou na ponte do Rio Tejo esse elo para a jornada. Mas como toda caminhada necessita de um meio, eis que surgiu a idéia de correlacionar um veículo de transporte e o fusca conhecido mundialmente de longa data foi o homenageado. Por que o fusca? A homenagem surgiu pois o carro em especial (o modelo antigo) não iria ser mais fabricado, é um carro que remete à simplicidade e sua própria aparência nos traz um aspecto divertido à viagem. O fusca é até hoje um carro idolatrado por seu design e história, muitos deles valem mais dos que muitos carros recém lançados. Inúmeras pessoas tem muitas histórias passadas dentro de um Fusca para partilhar. O designer Vini Costa foi o responsável para dar vida a ideia.

É escolhido o modelo que serviria de base para a ideia, um carro semelhante ao que José Carlos Santanita possui no Brasil. Seu primeiro carro teria de ser um Fusca e com varias historias...


Em seguida a arte foi desenvolvida em papel A3 à lapis e a ponte do Rio Tejo encaixou-se como parte da rota de viagem entre Portugal e Brasil.


A imagem foi digitalizada. É dado o inicio da arte em meios digitais e o desenho começou a definir suas características.


Alguns elementos foram adicionados à pintura original tais como, garrafas, barricas e até mesmo o uniforme do motorista. A união Brasil/Portugal é lembrada no horizonte.


Ao acabamento final  a pedido da Teresa Batista e do Presidente da CVRTEJO Eng. José Gaspar o motorista ficou com um ar mais despojado sem o traço tradicional do Campino, Personagem tipica da região que remetia os vinhos ao passado da região do Tejo, a imagem de um rapaz jovem mostra o que hoje se faz nesta região, que é renovada nos seus conceitos mantendo as tradições liderada por produtores jovens e determinados em mostrar a classe e qualidade dos seus produtos, além disso, mais detalhes foram adicionados.


Ao contrário de muitas marcas o logotipo foi criado a partir do contexto do cartaz.


Saiba mais sobre a Caravana dos vinhos do Tejo em www.winesenses.com.br

créditos: Grupo Wine Senses


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