Expovinis 2014 - Como se diferenciar no meio de tantas referências vínicas, e ter sucesso num mercado tão competitivo como é o do Brasil?
A Wine Senses marcou presença na
maior feira de vinhos da América Latina e não podia deixar de contribuir com um
comentário alusivo ao evento, assim como, para com os produtores que estiveram
presentes e nos receberam tão bem nos seus Stands. A Wine Senses é uma empresa
que vem a 10 anos se destacando na educação vínica, achamos que a divulgação de
vinhos deve ser realizada educando, ensinado todos os que trabalham com este
néctar divino.
Mas como educar com vinhos? Como transmitir
conhecimento? Como se diferenciar no meio de tantas referências e ter sucesso
num mercado tão difícil como é o do Brasil? Como contornar as constantes
fraudes pessoais a que somos sujeitos? Como abordar o profissional brasileiro?
São questionamentos importantes quando se pretende ter sucesso neste mercado.
Hoje mais do que uma marca de vinho é
necessário ter um projeto, é necessário saber que existem grandes diferenças
entre eficiência e eficácia. Hoje é necessário ter a noção que a implementação
de uma marca demora anos até atingir sucesso. Hoje as empresas (produtores,
importadores, lojas, escolas) devem assumir uma responsabilidade séria na área
da educação vínica. É urgente e necessário deixar de chamar as periódicas
lavagens cerebrais que se fazem por esse país afora, lhe chamando educação. É
necessário respeitar essencialmente o prazer e o gosto pessoal do consumidor,
deixa-lo fazer as escolhas, explicando as diferença, entre apreciar e entender.
O brasileiro necessita urgentemente de entender o vinho e deixar os preconceitos
ou pontuações, entendendo acima de tudo o perfil de cada um dos vinho e junto a
isso a história e a cultura de cada produtor. Nos próximos meses a Wine Senses
irá explicar a história de cada produtor aqui no blog, para que possam perceber
o que cada produtor, região e país faz de bom em prol deste mágico mundo
do
vinho. Para já ficam os contatos de todos os que visitamos. A Wine Senses fica
feliz pela postura séria, profissional que todos os seus colaboradores têm no
mundo do vinho brasileiro e de ser a melhor opção no Brasil na área da
educação/ divulgação do vinho.Saudações Vínicas
José Carlos Santanita
Wine Diretor