Dicas para desenvolver uma Carta de Vinhos
Como criar uma boa Carta de Vinhos!
Para fazer uma carta de Vinhos é necessário que a mesma seja enquadrada no perfil do restaurante. Ter a noção exata do tipo de restaurante onde trabalhamos, em seguida para que tipo de clientes esteja direcionado.
Assim se estiver a trabalhar numa churrasqueira com base em grelhados, as suas opções vínicas devem estar enquadradas neste perfil.
Hoje em dia a gastronomia e o vinho evoluíram. O trabalho realizado junto com o chefe de cozinha é fundamental para que a harmonia seja perfeita. Não esquecendo que depois de realizadas as duas cartas comidas/bebidas, as mesmas devem ser adaptadas as diferentes estações do ano.
Também não devem se esquecerem de reunir as brigadas periodicamente, no sentido de esclarecer dúvidas de confecção, assim como as sugestões ideais para cada tipo de gastronomia.
No entanto, depois de ter a noção do estilo de restaurante e perfil do cliente, devem ter em conta alguns fatores importantes, para colocar os vinhos na Carta.
1. Elaborar a Carta de Vinhos agrupando os vinhos por “DO” regiões e Países de origem.
2. Agrupar os vinhos na carta de vinhos por castas (Chardonnay, Merlot, Touriga Nacional, etc.)
3. Colocar os vinhos dos mais baratos para os mais caros.
4. Podem ser colocadas algumas referências estrangeiras.
5. Harmonizar os vinhos com o tipo de cozinha que se prática no restaurante.
6. Colocar algumas explicações sobre as regiões ou até dos países.
7. Colocar o nome de cada companhia, adega cooperativa ou produtora à frente de cada vinho.
8. Colocar a capacidade da garrafa.
9. Colocar o ano de colheita do vinho
10. Colocar uma área reservada para explicar as características de algumas das castas mais importantes.
11. Pode colocar uma fotografia do rótulo do vinho.
12. Reservar na Carta de Vinhos uma área para o cliente poder dar opinião de prova.
Os grandes restaurantes possuem cartas de vinhos muito vastas o que pode fazer com que o cliente se perca nas entrelinhas.
Não se esqueçam de que o Sommelier/Escanção está no restaurante para ajudar a ultrapassar as dificuldades.
fonte: Grupo WineSenses
Para fazer uma carta de Vinhos é necessário que a mesma seja enquadrada no perfil do restaurante. Ter a noção exata do tipo de restaurante onde trabalhamos, em seguida para que tipo de clientes esteja direcionado.
Assim se estiver a trabalhar numa churrasqueira com base em grelhados, as suas opções vínicas devem estar enquadradas neste perfil.
Hoje em dia a gastronomia e o vinho evoluíram. O trabalho realizado junto com o chefe de cozinha é fundamental para que a harmonia seja perfeita. Não esquecendo que depois de realizadas as duas cartas comidas/bebidas, as mesmas devem ser adaptadas as diferentes estações do ano.
Também não devem se esquecerem de reunir as brigadas periodicamente, no sentido de esclarecer dúvidas de confecção, assim como as sugestões ideais para cada tipo de gastronomia.
No entanto, depois de ter a noção do estilo de restaurante e perfil do cliente, devem ter em conta alguns fatores importantes, para colocar os vinhos na Carta.
1. Elaborar a Carta de Vinhos agrupando os vinhos por “DO” regiões e Países de origem.
2. Agrupar os vinhos na carta de vinhos por castas (Chardonnay, Merlot, Touriga Nacional, etc.)
3. Colocar os vinhos dos mais baratos para os mais caros.
4. Podem ser colocadas algumas referências estrangeiras.
5. Harmonizar os vinhos com o tipo de cozinha que se prática no restaurante.
6. Colocar algumas explicações sobre as regiões ou até dos países.
7. Colocar o nome de cada companhia, adega cooperativa ou produtora à frente de cada vinho.
8. Colocar a capacidade da garrafa.
9. Colocar o ano de colheita do vinho
10. Colocar uma área reservada para explicar as características de algumas das castas mais importantes.
11. Pode colocar uma fotografia do rótulo do vinho.
12. Reservar na Carta de Vinhos uma área para o cliente poder dar opinião de prova.
Os grandes restaurantes possuem cartas de vinhos muito vastas o que pode fazer com que o cliente se perca nas entrelinhas.
Não se esqueçam de que o Sommelier/Escanção está no restaurante para ajudar a ultrapassar as dificuldades.