Você Sabia Que? (Framboesa e Vinho)
- A fragrância da framboesa é, certamente, uma das mais fáceis de detectar nos vinhos. Evoca caramelos e compotas caseiras e é, simultaneamente, subtil, franca e muito conhecida.
- O odor a framboesa manifesta-se, evidentemente, no aroma do vinho jovem incluindo o Beaujolais nouveau, onde está nitidamente ligado aos odores de banana e rebuçados de fruta.
- A vinificação por maceração carbónica permite obter estes aromas tão característicos.
- Ao realizar uma fermentação intracelular, na atmosfera do anidrido carbónico , as peliculas de diferentes uvas tintas ( Jean, Trincadeira, Alicante Bouschet, Aragonês, Syrah, Grenache, Merlot, Gamay Etc.)Podem contribuir com finas substancias aromáticas da família da fruta, entre elas a framboesa.
- A framboesa encontra-se nos vinhos tintos provenientes de numerosas castas entre as quais assinalo: Aragonês ( Tinta Roriz), com que tantos vinhos portugueses e espanhois são elaborados; entre eles, os vinhos Jovens do Alentejo, Douro, Dão, Rioja, Alavessa, por vezes são marcados pelo aroma a framboesa.
- A Gamay, da qual nasce o Beaujolais: bem marcado pelos aromas de framboesa e do rebuçado de frutas.
- A Merlot Quando utilizada para fazer vinhos jovens aromáticos com moderado estágio.
- A trincadeira quando utilizada para fazer vinhos jovens aromáticos com moderado estágio.
- A Cabernet Franc, que oferece vinhos em que a framboesa e a violeta se completam harmoniosamente, dando interessantes vinhos jovens em zonas como Saint-Émilion e Bourgueil.
- A casta Syrah Pode dar vinhos de poderoso odor a framboesa.
- A zinfandel da Califórnia.
- Rosés produzidos a partir da casta Grenache Etc.
- Este aroma caracteriza, pois em geral, vinhos jovens que muitas vezes podem beber-se a uma temperatura de (14º C)
Fragmentos de Vários Conteúdos Didáticos.