Consumo de vinho do Porto aumenta em Espanha
Apesar da conjuntura económica que Portugal atravessa, as exportações de vinhos do Porto subiram, sendo que foi notado um aumento de consumo por parte da vizinha Espanha. Nos dois primeiros meses de 2012, relativamente ao mesmo período do ano anterior, Espanha registou um crescimento no consumo de vinho do Porto de quase 11 por cento.
Em 2012, já foram realizadas pelo IVDP 15 acções de formação em Escolas de Hotelaria espanholas, assim como duas acções com chefes de cozinha de prestígio no «Restaurante Calima» (2 estrelas Michelin), em Marbella, e com o chefe Dani Garcia. Seguem-se agora em Maio outras acções no restaurante «Dos Cielos» (1 estrela Michelin), em Barcelona, e também com os chefes Sérgio e Javier Torres.
Das sessões já realizadas no ciclo de formação, que começou há três anos, nalgumas das principais escolas de Hotelaria de Espanha (Barcelona, Madrid, Bilbao, Santiago de Compostela, entre as principais) participaram cerca de 500 futuros profissionais, com 18 empresas de Vinho do Porto a colaborar no projecto. A presença do vinho do Porto na Alimentaria, uma das mais importantes feiras mundiais de comida e bebida, que todos os anos se realiza em Barcelona também lhe deu uma grande visibilidade.
Saudações VInicas: Jose Carlos Santanita