56 vinhos portugueses "viajam" até à China
Um total de 56 produtores portugueses estarão, nas próximas semanas, na China para participar em dois grandes eventos vinícolas naquele país. A Vinexpo, a maior feira internacional de vinhos da Ásia, decorre em Hong Kong de 29 a 31 de Maio, e a Top Wine decorre em Pequim, de 4 a 6 de Junho.China e Macau são o quinto principal mercado dos vinhos nacionais, fora do espaço europeu, não incluindo os vinhos do Porto e Madeira, com um valor de 13,7 milhões de euros, e um dos alvos prioritários da produção nacional.
Em 2011 assistiu-se a um aumento de 80 por cento do valor de exportações de vinhos nacionais para este mercado. A ViniPortugal estabeleceu o objetivo de promover o crescimento das exportações de forma a atingir o volume de vendas de 25 milhões de euros em 2014, abrangendo Hong Kong e Macau.
O principal objetivo da presença portuguesa nos dois eventos é promover o acesso dos vinhos nacionais ao mercado chinês e alargar os canais de distribuição existentes, através do contacto dos produtores com os distribuidores locais, importadores, sommeliers, jornalistas e consumidores presentes o evento.
A Vinexpo Asia-Pacific contará com a presença de 30 produtores portugueses de várias regiões demarcadas. Os visitantes poderão conhecer diversas variedades de vinhos, representativas de cada região, e participar em provas, organizadas conjuntamente pela Wines of Portugal e pelos produtores. O evento reunirá, ao todo, 1.000 expositores de 28 países.
Na Top Wine 2012, 26 produtores irão apresentar vinhos do Douro, Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Região dos Vinhos Verdes e Alentejo, entre outras.
No âmbito da presença portuguesa na China destaca-se ainda o facto de Portugal ser o grande vencedor dos China Wine Awards 2012. Nesta competição internacional, a produção nacional conquistou 32 medalhas, incluindo duas Double Gold, a maior distinção atribuída no concurso, e 12 de ouro.
Em 2011 assistiu-se a um aumento de 80 por cento do valor de exportações de vinhos nacionais para este mercado. A ViniPortugal estabeleceu o objetivo de promover o crescimento das exportações de forma a atingir o volume de vendas de 25 milhões de euros em 2014, abrangendo Hong Kong e Macau.
O principal objetivo da presença portuguesa nos dois eventos é promover o acesso dos vinhos nacionais ao mercado chinês e alargar os canais de distribuição existentes, através do contacto dos produtores com os distribuidores locais, importadores, sommeliers, jornalistas e consumidores presentes o evento.
A Vinexpo Asia-Pacific contará com a presença de 30 produtores portugueses de várias regiões demarcadas. Os visitantes poderão conhecer diversas variedades de vinhos, representativas de cada região, e participar em provas, organizadas conjuntamente pela Wines of Portugal e pelos produtores. O evento reunirá, ao todo, 1.000 expositores de 28 países.
Na Top Wine 2012, 26 produtores irão apresentar vinhos do Douro, Dão, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Região dos Vinhos Verdes e Alentejo, entre outras.
No âmbito da presença portuguesa na China destaca-se ainda o facto de Portugal ser o grande vencedor dos China Wine Awards 2012. Nesta competição internacional, a produção nacional conquistou 32 medalhas, incluindo duas Double Gold, a maior distinção atribuída no concurso, e 12 de ouro.
Saudações Vinicas: Jose Carlos Santanita