O mundo Magico dos Aromas do Vinho ? Trufa e Morango












Hoje Acordei com uma vontade enorme de sentir os aromas os perfumes, deste nobre amigo! Hoje é dia de conversa Longa e prazerosa...
 dediquemos  alguns momentos a este mundo magico do Vinho ... Os Aromas ! 



Uma área tão pessoal e técnica   que por vezes proporciona  horas de discussão entre os apreciadores deste néctar...  Será Morango ou Framboesa ? Será Maracujá da Colômbia ou da Ilha da Madeira ?
Meus amigos seu nunca tivesse tido a possibilidade de sentir  ou  provar um Maracujá proveniente da Ilha da  Madeira nunca seria capaz de o identificar num vinho... É importante sim que o provador saiba avaliar o Estagio aromático e enquadrar os aromas no perfil do vinho que está degustando. Todos  nós vivemos  experiencias diferentes e fazem deste tema algo delicioso e único ! 


Hoje iremos falar de trufas e morango .... ?







Trufa


Há muito tempo, acreditava-se que a trufa era o fruto resultante da fecundação desta pelos raios das tempestades de finais de agosto. Quarenta anos mais tarde, todos os mistérios deste ser sombrio, que se desenvolve no seio da terra, estão longe de estar esclarecidos.

O que é?

As trufas são fungos. Para se desenvolverem têm que estabelecer um vínculo intimo com as raízes de certas árvores, chamando-se a esta simbiose micorriza.
Algumas arvores são mais propicias á produção de trufas. Os carvalhos são os mais procurados. Actualmente podem comprar-se arvores já micorrizadas, mas é necessário esperar dez anos para poder saborear em casa a primeira omeleta de trufas.

Um odor intrigante/ trufa e o Vinho.


O odor da trufa é difícil de catalogar e ainda mais complexo de descrever. Encontra-se entre o vegetal e o animal.
O perfume da trufa encontra-se no bouquet de grandes vinhos de diferentes origens:
Alentejo, Douro, Dão, Ribera del Duero, rioja, Penedés, Priorato, Médoc, Côtes –de-Nuits, Côtes- du-Rhône, Chateauneuf-du-pape, cachors, Etc.
Serão quase sempre vinhos complexos, profundos, um pouco fechados, que se revelam pouco a pouco.
O aroma a trufa manifesta-se, sobretudo, em vinhos já evoluídos. Funde-se muitas vezes num conjunto de perfumes de Húmus, de folhas mortas e de caça.
A maioria dos vinhos que cheiram a trufa acompanharão maravilhosamente pratos de caça e de cogumelos: a perna de veado com cogumelos, o guisado de lebre com fricassé de panados e de míscaros,, saboreados, se possível, próximo de uma Fogueira ou simplesmente, uma Vitela assada com molho de cogumelos, perfumado com trufa macerada.... 

Morango



O morango rei dos frutos vermelhos, caracteriza alguns vinhos tintos maduros dando também uma nota de alegria a apetitosos rosés, ideais para um dia de verão. Fresco, em compota, ou ácido, o seu aroma nasce de uma gama de castas com toques meridionais e de calor Italiano.


Morangos, perfumes e vinhos

Para o provador, o aroma a morango é representativo da família dos aromas de frutos vermelhos ou de frutos silvestres.
Esta fragrância percebe-se muitas vezes, ou ao mesmo tempo que a da groselha. O perfume do morango apresenta distintas facetas que se encontram em vinhos diferentes, tanto tintos como rosés.

 aroma de morango em compota está mais presente em vinhos tintos maduros:
obtidos a partir das castas, trincadeira,  tinta barroca, Aragonês, Merlot, Pinot Noir, Gamay etc.

 provador e apreciador deste aroma poderá encontrar este inconfundível aroma em vinhos fortificados estilo Porto

As notas de morango ácido encontram-se de maneira característica nos vinhos tintos jovens obtidos por maceração carbónica.

As notas mais evocadoras da fruta cultivada, um pouco ácida, encontram-se essencialmente nos vinhos rosés degustados frescos.










Postagens mais visitadas